Oposição búlgara exige demissão do PM após candidaturas falhadas a secretário-geral da ONU

Boyko Borissov, primeiro-ministro da Bulgária
© Eric Vidal / Reuters
06.10.2016 18h34
Os partidos da oposição búlgaros exigiram esta quinta-feira a demissão do primeiro-ministro após o falhanço das duas candidaturas femininas apresentadas por Sófia à eleição para secretário-geral da ONU.
Kornelia Ninova, líder do Partido Socialista (BSP, oposição) considerou que o primeiro-ministro conservador Boyko Borissov "traiu o interesse nacional".
"O falhanço das duas candidatas constituiu o maior e rotundo falhanço da política externa búlgara" desde o comunismo, disse Solomon Passy, um antigo ministro dos Negócios Estrangeiros.
A candidata inicial da Bulgária era Irina Bokova, mas na semana passada Borisov decidiu subitamente substituir a chefe da UNESCO pela Comissária europeia Kristalina Georgieva.
Apesar de as duas candidaturas serem provenientes da Europa de leste e mulheres, considerados dois importantes critérios para esta eleição, 13 dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU optaram por apoiar na quarta-feira o antigo primeiro-ministro português António Guterres.
Os três partidos da oposição apelaram à demissão de Borisov e prevê-se que os socialistas avancem com uma moção de desconfiança no hemiciclo, mas que não deverá obter os votos necessários.
Borisov já rejeitou os apelos para a sua demissão e acusou Bokova de "insolência" por ter recusado abandonar a sua candidatura após o primeiro-ministro ter alterado a sua posição e anunciado o apoio a Georgieva.
O Conselho de Segurança da ONU, com poder de veto, deverá aprovar hoje a indicação do nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, concretizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.
O novo secretário-geral da organização entra em funções a 1 de janeiro de 2017.
Lusa
Relacionados
- 2:10
"Gratidão e humildade"
O futuro secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou hoje em Lisboa que sente "humildade e gratidão" depois de o Conselho de Segurança ter indicado o seu nome, por unanimidade e aclamação, para liderar a ONU.
- 0:33
O momento da aclamação de Guterres
Pouco passava das 15:00, hora de Lisboa, quando o nome de Guterres foi oficialmente anunciado. O Conselho de Segurança das Nações Unidas escolheu por unanimidade e aclamação o antigo primeiro-ministro português como secretário-geral.
-
António Guterres aclamado como secretário-geral da ONU
Por unanimidade e aclamação, o Conselho de Segurança das Nações Unidas escolheu hoje António Guterres como secretário-geral. O antigo primeiro-ministro português reage com "humildade e gratidão". Acompanhe aqui em direto a emissão especial da SIC Notícias.
-
Conselho de Segurança diz que não há "acordos debaixo da mesa"
O presidente do Conselho de Segurança da ONU, que designou esta quinta-feira por aclamação o antigo primeiro-ministro português António Guterres como novo secretário-geral das Nações Unidas, disse que não há "acordos debaixo da mesa" na escolha.
-
Quem está na corrida à liderança da ONU?
A candidatura de Kristalian Georgieva elevou a dez o número de candidatos na corrida a secretário-geral das Nações Unidos, uma lista que tem como favorito o português António Guterres. Mas quem são, afinal, os candidatos?
Na Homepage
- 4:01
- 2:03
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 4:03
Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.
25.04.2018 às 21h17
- 7:37
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 1:27