sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Assembleia Geral da ONU vota na quinta-feira candidatura de António Guterres

A Assembleia Geral das Nações Unidas vai reunir-se em plenário na quinta-feira para votar a nomeação de António Guterres como novo secretário-geral da organização, informaram esta sexta-feira fontes oficiais citadas pela agência noticiosa Efe.

O presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, divulgou hoje uma carta em que refere a data da formalização da investidura do ex-primeiro-ministro português, designado na passada quinta-feira como o único candidato recomendado pelo Conselho de Segurança para ocupar o cargo a partir de 01 de janeiro de 2017, sucedendo ao sul-coreano Ban Ki-moon.

Na sua carta, Thomson afirma ter recebido a notificação formal da "recomendação" do Conselho de Segurança, e que no início da próxima semana fará o anúncio oficial para que a Assembleia geral atue nesse sentido em 13 de outubro.

Na missiva de Thomson permanece por definir a hora da reunião plenária dos representantes dos 193 países membros da ONU.

Ainda segundo a carta, Guterres deverá manter na semana seguinte à sua eleição um "diálogo substantivo" com a Assembleia Geral, no decurso de uma reunião informal cujos detalhes ainda não foram especificados.

Lusa

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.