sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

John Kerry diz que Guterres será um secretário-geral "excecional"

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, falou esta sexta-feira com António Guterres, nomeado na quinta-feira para dirigir a ONU, e destacou que será um "excecional" secretário-geral da organização.

"Acabo de falar com António Guterres", disse Kerry numa mensagem curta publicada na sua conta da rede social Twitter.

"Ele será um excecional secretário-geral da ONU e os Estados Unidos estão desejosos de trabalhar estreitamente com ele", acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas escolheu na quinta-feira, por unanimidade e aclamação, António Guterres como secretário-geral da organização, devendo agora a escolha ser ratificada pela Assembleia Geral da organização, que se realiza na próxima quinta-feira.

O ex-primeiro-ministro português foi designado como o único candidato recomendado pelo Conselho de Segurança para ocupar o cargo a partir de 01 de janeiro de 2017, sucedendo ao sul-coreano Ban Ki-moon.

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.