sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Vaticano elogia nomeação e percurso de António Guterres

O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, elogiou esta quarta-feira em Fátima o percurso de António Guterres e a sua nomeação para secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

"A nomeação de António Guterres é um motivo de satisfação", disse o chefe da diplomacia da Santa Sé, recordando que o Vaticano não vota para a eleição do secretário-geral, já que é membro observador das Nações Unidas.

Pietro Parolin está em Fátima até quinta-feira para presidir à peregrinação internacional de outubro, que encerra as comemorações do 99.º aniversário das Aparições.

"Exprimo a nossa satisfação pela nomeação de António Guterres. Tem uma trajetória meritória e um grande percurso, tanto como político, como Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados", disse Pietro Parolin, em conferência de imprensa.

O representante do Vaticano desejou ainda "boa sorte" a Guterres para um "trabalho que não será fácil" e disse esperar que o antigo primeiro-ministro português seja capaz de ajudar a modificar um Mundo que está em crise e em mudança.

António Guterres foi anunciado como o nome proposto pelo Conselho de Segurança da ONU para suceder a Ban Ki-moon. A decisão cabe na quinta-feira à Assembleia-Geral da organização, numa votação em que basta uma maioria simples para formalizar a eleição.

Lusa

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.