sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Vaticano elogia nomeação e percurso de António Guterres

O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, elogiou esta quarta-feira em Fátima o percurso de António Guterres e a sua nomeação para secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

"A nomeação de António Guterres é um motivo de satisfação", disse o chefe da diplomacia da Santa Sé, recordando que o Vaticano não vota para a eleição do secretário-geral, já que é membro observador das Nações Unidas.

Pietro Parolin está em Fátima até quinta-feira para presidir à peregrinação internacional de outubro, que encerra as comemorações do 99.º aniversário das Aparições.

"Exprimo a nossa satisfação pela nomeação de António Guterres. Tem uma trajetória meritória e um grande percurso, tanto como político, como Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados", disse Pietro Parolin, em conferência de imprensa.

O representante do Vaticano desejou ainda "boa sorte" a Guterres para um "trabalho que não será fácil" e disse esperar que o antigo primeiro-ministro português seja capaz de ajudar a modificar um Mundo que está em crise e em mudança.

António Guterres foi anunciado como o nome proposto pelo Conselho de Segurança da ONU para suceder a Ban Ki-moon. A decisão cabe na quinta-feira à Assembleia-Geral da organização, numa votação em que basta uma maioria simples para formalizar a eleição.

Lusa

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.