sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Canadá felicita Guterres pela nomeação como secretário-geral da ONU

© Chris Wattie / Reuters

O primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau felicitou hoje António Guterres pela nomeação por aclamação como novo secretário-geral das Nações Unidas.

"Em nome de todos os canadianos, tenho o prazer de endereçar as minhas felicitações a António Guterres pela sua nomeação pela Assembleia-geral da ONU para ser o próximo secretário-geral das Nações Unidas", afirmou Justin Trudeau em comunicado.

O líder do governo federal salientou ainda que o Canadá acredita firmemente que a ONU "é essencial para resolver muitos dos desafios urgentes com que se depara o mundo", nomeadamente questões como as "alterações climáticas, os refugiados e as migrações, assegurando a paz em todo o mundo".

"No início do próximo ano, Guterres inicia um dos trabalhos mais desafiantes do Mundo. O Canadá estará aqui para o ajudar e às Nações Unidas, fazendo do mundo um melhor lugar para os seus 7,7 mil milhões de habitantes", acrescentou na nota.

Enquanto alto-comissário da ONU para os Refugiados, cargo que Guterres desempenhou até dezembro de 2015, o Canadá trabalhou em estreita colaboração com António Guterres e procura continuar a fazê-lo agora como secretário-geral da ONU.

O antigo primeiro-ministro português esteve no Canadá no passado dia 29 de janeiro, onde recebeu pela Universidade de Carleton, em Otava, o grau Doutor 'Honoris Causa' e participou também no "Fórum Otava 2016", em que agradeceu o papel do Canadá no acolhimento dos refugiados.

António Guterres foi hoje aclamado como novo secretário-geral das Nações Unidas, numa sessão da Assembleia-geral da ONU que ratificou a escolha feita pelo Conselho de Segurança em 05 de outubro.

António Guterres vai assumir a liderança das Nações Unidas por um mandato de cinco anos, até 31 de dezembro de 2021.

Lusa

  • Guterres promete ser um mediador ao serviço de todos
    1:44

    Guterres na ONU

    No primeiro discurso na Assembleia-geral da ONU, após aclamação como 9.º secretário-geral das Nações Unidas, que iniciará funções em 1 de janeiro de 2017, António Guterres prometeu ser um mediador, trabalhar ao serviço de todos e proteger as mulheres e os mais fracos.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.