sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Canadá felicita Guterres pela nomeação como secretário-geral da ONU

© Chris Wattie / Reuters

O primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau felicitou hoje António Guterres pela nomeação por aclamação como novo secretário-geral das Nações Unidas.

"Em nome de todos os canadianos, tenho o prazer de endereçar as minhas felicitações a António Guterres pela sua nomeação pela Assembleia-geral da ONU para ser o próximo secretário-geral das Nações Unidas", afirmou Justin Trudeau em comunicado.

O líder do governo federal salientou ainda que o Canadá acredita firmemente que a ONU "é essencial para resolver muitos dos desafios urgentes com que se depara o mundo", nomeadamente questões como as "alterações climáticas, os refugiados e as migrações, assegurando a paz em todo o mundo".

"No início do próximo ano, Guterres inicia um dos trabalhos mais desafiantes do Mundo. O Canadá estará aqui para o ajudar e às Nações Unidas, fazendo do mundo um melhor lugar para os seus 7,7 mil milhões de habitantes", acrescentou na nota.

Enquanto alto-comissário da ONU para os Refugiados, cargo que Guterres desempenhou até dezembro de 2015, o Canadá trabalhou em estreita colaboração com António Guterres e procura continuar a fazê-lo agora como secretário-geral da ONU.

O antigo primeiro-ministro português esteve no Canadá no passado dia 29 de janeiro, onde recebeu pela Universidade de Carleton, em Otava, o grau Doutor 'Honoris Causa' e participou também no "Fórum Otava 2016", em que agradeceu o papel do Canadá no acolhimento dos refugiados.

António Guterres foi hoje aclamado como novo secretário-geral das Nações Unidas, numa sessão da Assembleia-geral da ONU que ratificou a escolha feita pelo Conselho de Segurança em 05 de outubro.

António Guterres vai assumir a liderança das Nações Unidas por um mandato de cinco anos, até 31 de dezembro de 2021.

Lusa

  • Guterres promete ser um mediador ao serviço de todos
    1:44

    Guterres na ONU

    No primeiro discurso na Assembleia-geral da ONU, após aclamação como 9.º secretário-geral das Nações Unidas, que iniciará funções em 1 de janeiro de 2017, António Guterres prometeu ser um mediador, trabalhar ao serviço de todos e proteger as mulheres e os mais fracos.

  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Inspetores do SEF cansados das promessas do Governo
    1:00

    País

    O sindicato do SEF garante que a segurança contra o terrorismo vai ser assegurada na greve de quinta-feira e sexta-feira nos aeroportos. Acácio Pereira, do sindicato, diz que os inspetores são quase escravos e que estão fartos das promessas do Governo. A greve deverá afetar cerca de 30 mil pessoas. 

  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".