sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Barack Obama felicita António Guterres

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou na terça-feira António Guterres pela nomeação como secretário-geral das Nações Unidas.

Durante a conversa que mantiveram ao telefone, Barack Obama garantiu a António Guterres que os Estados Unidos vão continuar a trabalhar em estreita colaboração com as Nações Unidas, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

António Guterres foi aclamado na passada quinta-feira como novo secretário-geral das Nações Unidas, numa sessão da Assembleia-geral da ONU que ratificou a escolha feita pelo Conselho de Segurança em 05 de outubro.

"O Presidente prometeu o apoio contínuo [dos Estados Unidos] aos esforços da ONU para responder a um vasto leque de desafios globais", refere a Casa Branca, invocando as alterações climáticas, o desenvolvimento sustentável, a ajuda humanitária, a prevenção de conflitos, a manutenção da paz ou ainda a promoção do respeito pelos direitos humanos.

Barack Obama "destacou igualmente a importância de se reforçar as reformas da ONU, incluindo garantir uma manutenção da paz eficaz e responsável e fortalecer e modernizar as instituições" da organização.

A Assembleia-geral das Nações Unidas realiza hoje um encontro informal com o secretário-geral designado, em que todos os Estados-membros poderão fazer intervenções.

O encontro informal será "uma oportunidade para uma interação inicial" com António Guterres, "para o apoiar na preparação para o cargo", indica o item de agenda da Assembleia-geral.

O encontro será também aberto a outros intervenientes, nomeadamente à sociedade civil, e transmitido pela Internet.

O antigo primeiro-ministro português vai assumir a liderança das Nações Unidas a 01 de janeiro de 2017, sucedendo a Ban Ki-moon.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.