sicnot

Perfil

Harry Potter

Harry Potter: 20 Anos de Magia

Infografia

José da Silva

Web Designer

Harry Potter tornou-se num dos maiores sucessos literários que o mundo já viu. Tudo surgiu em 1990 numa viagem de comboio entre Manchester e Londres. "Harry Potter e a Pedra Filosofal", o primeiro livro da saga, só iria ver a luz do dia 7 anos depois. J.K.Rowling transformou a magia num sucesso de vendas e conseguiu cativar uma legião de fãs. Dos livros para o grande ecrã foi um "pulinho", e em 2001 saiu o primeiro filme sob a chancela da Warner Bros. Propomos uma viagem por estes 20 anos de magia através de uma infografia. Pode conhecer um pouco mais sobre as personagens, aguçar a curiosidade com alguns factos pouco divulgados ou até mesmo recuar no tempo através do nosso vira-tempo (um relógio especial que permite ter acesso a artigos e reportagens publicadas ao longo dos últimos anos).

  • 20 Anos de Magia: Porque que é que a Hermione se chamou Hermione?
    0:49

    Harry Potter

    "Harry Potter e a Pedra Filosofal" foi publicado há precisamente 20 anos. J.K.Rowling criou um universo quase sem paralelo no mundo literário. A SIC esteve à conversa com uma das tradutoras responsáveis pela adapatção dos livros para português. Isabel Nunes explicou-nos o que está na origem do nome de Hermione Granger, uma das personagens principais da saga.

  • 20 Anos de Magia: Filch e Mrs Norris
    0:43

    Harry Potter

    Isabel Nunes foi uma das tradutoras dos livros de Harry Potter em Portugal. Em conversa com a SIC revelou-nos a origem de alguna dos nomes dos personagens que encantaram uma geração. A tradutora explicou-nos o que está na origem do nome do temido Filch e da sua gata Mrs Norris.

  • 20 Anos de Magia: Umas pastilhas para se "baldar" às aulas
    1:00

    Harry Potter

    O universo mágico criado por J.K.Rowling há 20 anos está cheio de palavras inventadas. Quem o sabe é a tradutora Isabel Nunes, uma das responsáveis pelas adpatações portuguesas. Isabel Nunes falou-nos das pastilhas "Easy Balda", uma guloseima criada pelos gémeos Weasley para se baldarem às aulas. A tradutora confessa que foi dos termos que mais trabalho lhe deu a traduzir.

  • 20 Anos de Magia: Quando Harry Potter perdeu o Dumbledore

    Harry Potter

    Outubro de 2002. Ainda o universo cinematográfico de Harry Potter dava o primeiros passos e já tinha uma baixo de peso. O ator irlandês Richard Harris, na altura com 72 anos, morria vítima de cancro linfático. O que significava esta perda para o elenco e para a história do jovem feiticeiro? Harris interpretava nada mais nada menos que o sábio Albus Dumbledore, personagem chave da trama criada por J.K.Rowling. A sua perda poderia ser irreparável para o seguimeto da saga.

  • 20 Anos de Magia: Harry Potter e as traduções

    Harry Potter

    A tradução portuguesa do sexto e penúltimo volume da saga "Harry Potter" ficou pronta no fim de Agosto de 2005. A primeira tiragem contou com 150 mil exemplares. Portugal foi um dos primeiros países de língua não inglesa a ter o livro editado. Foi um trabalho em conta relógio com a assinatura de quatro mulheres. Isabel Nunes (coordenadora da equipa de tradução), Alice Rocha, Manuela Madureira e Carmo Figueira. Mas a história da tradução dos livros livros de "Harry Potter" tem um enredo próprio.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22