Harry Potter

Investigadores do universo Harry Potter vão reunir-se em Lisboa

Peter Nicholls

Investigadores que estudam o universo Harry Potter, personagem criada pela britânica J.K.Rowling, reúnem-se no dia 20 de outubro, em Lisboa, numa conferência internacional que assinala os 20 anos da publicação do primeiro livro das aventuras daquele aprendiz de feiticeiro.

"Esta conferência internacional de um dia, que reúne em Lisboa investigadores internacionais que se dedicam ao estudo do universo do jovem Potter, pretende assinalar os 20 anos de um 'produto' e ícone cultural universal", refere a Biblioteca Nacional de Portugal, num comunicado hoje divulgado.

No dia 20 de outubro, na Biblioteca Nacional, "estará também patente uma pequena mostra de obras de J.K. Rowling". A conferência, de entrada livre, inicia-se às 14:00.

O primeiro dos sete volumes das aventuras de Harry Potter, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", foi publicado em 1997 pela Bloomsbury, depois de ter sido recusado por 12 editoras.

Os livros (o sétimo foi publicado em 2007), traduzidos para mais de 65 línguas, tornaram-se um fenómeno de vendas em todo o mundo e foram adaptados ao cinema.

Ao grande ecrã chegaram, entre 2001 e 2011, oito filmes, já que o último volume foi dividido em duas produções.No ano passado, foi publicada a peça de teatro "Harry Potter e a criança amaldiçoada", escrita por J.K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany, que esteve em cena no Palace Theatre, em Londres, no verão de 2016, e chegará à Broadway, em Nova Iorque, em 2018.

Além da peça de teatro, J.K. Rowling publicou ainda outras obras ligadas ao universo de Harry Potter, entre as quais "Monstros fantásticos e onde encontrá-los" e "Os contos de Beedle, o Bardo".J.K. Rowling residiu no Porto, entre 1991 e 1993, onde deu aulas de inglês.

Lusa

  • Benfica promete queixa-crime contra quem divulgou contratos de Castillo e Ferreyra
    1:26

    Desporto

    Um blog divulgou na internet os valores dos contratos de dois dos reforços do Benfica, Castillo e Ferreyra. O clube da Luz promete agir judicialmente contra quem divulgou estas informações. A SIC sabe que devido à gravidade dos factos a Liga de Clubes está a considerar suspender os funcionários da instituição até que este caso seja esclarecido.

  • Donald Trump envolvido em mais uma polémica
    1:49
  • Caminhada de 20 quilómetros até ao trabalho valeu um carro

    Mundo

    Quando o carro de Walter Carr deixou de funcionar um dia antes do primeiro dia de trabalho numa empresa de mudanças, ele não desistiu nem ligou a dizer que ia faltar. Saiu de casa à meia-noite e fez mais de 20 quilómetros a pé para chegar a horas. No final recebeu uma recompensa.

    SIC