Hubble faz hoje 25 anos

A NASA e a ESA comemoram hoje o 25º aniversário do telescópio espacial Hubble. Há um quarto de século que é graças a ele que nos chegam as mais impressionantes imagens do espaço.

• Imagens recolhidas pelo Hubble geraram mais de 10 mil artigos científicos

Telescópio Hubble

A NASA assinala esta sexta-feira uma data especial. Faz 25 anos que o telescópio Hubble foi enviado para órbita. Um feito que revolucionou a astrofísica e permitiu aos cientistas obter imagens únicas do Universo. Neste aniversário do Hubble, a NASA divulgou algumas das fotografias que o telescópio tem enviado para a Terra. As imagens recolhidas pelo telescópio geraram mais de 10 mil artigos científicos.

• NASA divulga imagem inédita recolhida pelo telescópio Hubble a 559 km da Terra

Telescópio Hubble

Trata-se de uma das mais incríveis invenções da Humanidade e faz esta quinta- 25 anos que foi enviado para o Espaço, à boleia do vaivém Discovery. O telescópio Hubble está a mais de 550 quilómetros da Terra e revolucionou a astrofísica e a forma como olhamos para o Espaço. Um projeto da NASA e da Agência Espacial Europeia, que recebeu o nome do astrónomo norte-americano Edwin Powell Hubble, conhecido pela descoberta das nebulosas, que afinal eram galáxias muito distantes, como a Via Látea. A substituição do Hubble já está em curso. O James Webb, o novo telescópio espacial, já tem data prevista de lançamento para 2018, como explica uma sénior projetista do Hubble, Jennifer Wiseman

• "A Assembleia tem tudo para correr mal"
  • "Até ao dia 23 muitas coisas boas e más vão acontecer"
  • GNR só teve acesso às imagens das agressões em Alcochete 12 horas depois

Crise no Sporting

A GNR não pôde visionar as imagens de videovigilância da Academia de Alcochete logo que chegou ao local. O sistema estava inoperacional, o que fez com que as imagens só fossem entregues quase 12 horas depois do ataque à equipa do Sporting. Entre as provas recolhidas, estão também impressões digitais e vestígios de sangue encontrados na zona do balneário.

• Juiz considera que agressões em Alcochete foram "ato terrorista"

Crise no Sporting

O juiz que decretou a prisão preventiva dos 23 detidos pelo ataque à Academia do Sporting considera que se tratou de um ato terrorista. Diz mesmo que os agressores tiveram um comportamento chocante e que perverte o espírito desportivo. Sete dos 23 detidos já foram condenados por outros crimes, mas não chegaram a pena de prisão.

• Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
  • A promessa que João Mário vai ter de cumprir se Portugal for campeão
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

SIC