Hubble faz hoje 25 anos

A NASA e a ESA comemoram hoje o 25º aniversário do telescópio espacial Hubble. Há um quarto de século que é graças a ele que nos chegam as mais impressionantes imagens do espaço.

• Imagens recolhidas pelo Hubble geraram mais de 10 mil artigos científicos

Telescópio Hubble

A NASA assinala esta sexta-feira uma data especial. Faz 25 anos que o telescópio Hubble foi enviado para órbita. Um feito que revolucionou a astrofísica e permitiu aos cientistas obter imagens únicas do Universo. Neste aniversário do Hubble, a NASA divulgou algumas das fotografias que o telescópio tem enviado para a Terra. As imagens recolhidas pelo telescópio geraram mais de 10 mil artigos científicos.

• NASA divulga imagem inédita recolhida pelo telescópio Hubble a 559 km da Terra

Telescópio Hubble

Trata-se de uma das mais incríveis invenções da Humanidade e faz esta quinta- 25 anos que foi enviado para o Espaço, à boleia do vaivém Discovery. O telescópio Hubble está a mais de 550 quilómetros da Terra e revolucionou a astrofísica e a forma como olhamos para o Espaço. Um projeto da NASA e da Agência Espacial Europeia, que recebeu o nome do astrónomo norte-americano Edwin Powell Hubble, conhecido pela descoberta das nebulosas, que afinal eram galáxias muito distantes, como a Via Látea. A substituição do Hubble já está em curso. O James Webb, o novo telescópio espacial, já tem data prevista de lançamento para 2018, como explica uma sénior projetista do Hubble, Jennifer Wiseman

• Portugal a tremer de frio

Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

• Tomada de posse de Trump com mais medidas de segurança que o habitual
  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

• Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

• Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.