Hubble faz hoje 25 anos

A NASA e a ESA comemoram hoje o 25º aniversário do telescópio espacial Hubble. Há um quarto de século que é graças a ele que nos chegam as mais impressionantes imagens do espaço.

• Imagens recolhidas pelo Hubble geraram mais de 10 mil artigos científicos

Telescópio Hubble

A NASA assinala esta sexta-feira uma data especial. Faz 25 anos que o telescópio Hubble foi enviado para órbita. Um feito que revolucionou a astrofísica e permitiu aos cientistas obter imagens únicas do Universo. Neste aniversário do Hubble, a NASA divulgou algumas das fotografias que o telescópio tem enviado para a Terra. As imagens recolhidas pelo telescópio geraram mais de 10 mil artigos científicos.

• NASA divulga imagem inédita recolhida pelo telescópio Hubble a 559 km da Terra

Telescópio Hubble

Trata-se de uma das mais incríveis invenções da Humanidade e faz esta quinta- 25 anos que foi enviado para o Espaço, à boleia do vaivém Discovery. O telescópio Hubble está a mais de 550 quilómetros da Terra e revolucionou a astrofísica e a forma como olhamos para o Espaço. Um projeto da NASA e da Agência Espacial Europeia, que recebeu o nome do astrónomo norte-americano Edwin Powell Hubble, conhecido pela descoberta das nebulosas, que afinal eram galáxias muito distantes, como a Via Látea. A substituição do Hubble já está em curso. O James Webb, o novo telescópio espacial, já tem data prevista de lançamento para 2018, como explica uma sénior projetista do Hubble, Jennifer Wiseman

• Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

• Acha que conhece o seu país?
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

• Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

Desporto

Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

• Os ensaios para a maior festa do ano

Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.