sicnot

Perfil

Operação Marquês: Os Confrontos

Operação Marquês: Os Confrontos

As respostas de José Sócrates aos investigadores da Operação Marquês, as provas reunidas pelo maior processo judicial da democracia portuguesa contra os principais arguidos. A acusação sustenta que a maior fatia de luvas pagas a José Sócrates veio do Grupo Espírito Santo. Terão sido 29 milhões de euros, pagos por Ricardo Salgado, para influenciar as decisões políticas em negócios da PT. E ainda os detalhes das entregas de dinheiro ao ex-primeiro-ministro. Neste conjunto de grandes reportagens, é feita também uma viagem à capital francesa e aos gastos do ex-governante.

  • Os detalhes da investigação SIC
    36:41

    Operação Marquês

    A grande investigação SIC sobre a Operação Marquês em análise. Os interrogatórios, as escutas, os detalhes sobre as entregas de dinheiro a José Sócrates. Pedro Mourinho e Sara Pinto à conversa com os dois dos jornalistas responsáveis por esta série de reportagens: Sara Antunes de Oliveira e Luís Garriapa, e ainda o jornalista do Observador, Luís Rosa, e a editora de Política da SIC, Cristina Figueiredo.

  • Costa quer "caso Sócrates" fora do Congresso do PS

    País

    O secretário-geral do PS tem pedido aos seus militantes que façam no Congresso, que começa na sexta-feira, um debate sobre o futuro, procurando afastar casos do presente, como o que envolve o antigo primeiro-ministro José Sócrates.

  • "Se banalizarmos podemos estar a criar efeitos colaterais"
    1:27

    Operação Marquês

    O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses admite que há interesse público na transmissão das reportagens da SIC que incluem excertos dos interrogatórios a José Sócrates. Manuel Ramos Soares mostrou-se no entanto preocupado com os perigos que divulgações do género possam representar para o julgamento de outros processos judiciais.

  • "É absolutamente indiscutível o interesse público que existe na Operação Marquês" 
    6:56

    Operação Marquês

    Para o diretor de Informação da SIC, Ricardo Costa, é indiscutível o interesse público que existe na Operação Marquês uma vez que se trata do processo "mais grave da democracia portuguesa, que envolve a maior falência bancária do pós-25 de Abril e o colapso daquela que era a empresa mais importante da bolsa de Lisboa". Na semana passada a SIC emitiu um conjunto de reportagens sobre a Operação Marquês, em que divulgou algumas imagens de interrogatórios ao antigo primeiro-ministro e acusado José Sócrates. O caso tem despertado um intenso debate público sobre o conflito entre os direitos dos arguidos e o direito à informação.

  • Sócrates e advogado sabiam que interrogatórios estavam a ser gravados
    0:38

    Operação Marquês

    No interrogatório de 2015, José Sócrates e os advogados assinaram um auto onde estava escrito que a diligência tinha sido gravada em vídeo. Agora, Sócrates diz que não sabia que estava a ser filmado no interrogatório do ano passado, mas veja e ouça. No final, mesmo antes de sair, o antigo primeiro-ministro diz ao procurador Rosário Teixeira que esperava que aquele interrogatório não se transformasse numa entrevista televisiva e o advogado Pedro Delille pediu para levar as cassetes.

  • "Os principais suspeitos da violação do segredo de justiça são o juiz e o procurador"
    0:34

    Operação Marquês

    José Sócrates vai constituir-se assistente no inquérito aberto pelo Ministério Público à publicação dos interrogatórios da Operação Marquês. Numa conferência de imprensa, na tarde desta sexta-feira, o ex-primeiro ministro criticou as reportagens exibidas pela SIC, mas disse que os principais suspeitos da violação do segredo de justiça são o procurador Rosário Teixeira e o juiz Carlos Alexandre.

  • "É inaceitável a forma como Sócrates falou para o procurador"
    1:37

    Operação Marquês

    A Operação Marquês e a investigação da SIC estiveram em análise no programa desta quarta-feira "Negócios da Semana", com Cristina Ferreira, Paulo Ralha e António Ventinhas. A jornalista do jornal Público, Cristina Ferreira, considera inaceitável a forma como o ex-primeiro-ministro, José Sócrates, falou com o procurador que conduzia o inquérito. 

  • O amigo do senhorio: uma viagem aos gastos de Sócrates
    44:32

    Grande Reportagem SIC

    A Grande Reportagem "O Amigo do Senhorio" é uma viagem a Paris, aos gastos do antigo Primeiro-ministro José Sócrates e à vida de luxo na capital francesa, já depois do antigo Primeiro-ministro estar a ser investigado pela justiça portuguesa no âmbito da operação Marquês. A Portugal chegavam relatos tímidos de um quotidiano em Paris, onde estudava o ex primeiro-ministro. Por cá, muitos perguntavam-se: Como? Como era possível que, sem se lhe conhecer fortuna, José Sócrates conseguisse viver numa das capitais europeias mais caras, numa casa de luxo, situada num bairro elitista e ainda sustentasse os dois filhos naquela cidade e, por temporadas, também a ex-mulher? A resposta a todas estas questões é dada na Grande Reportagem "O Amigo do Senhorio".

  • O amigo do senhorio: uma viagem aos gastos de Sócrates
    44:32

    Operação Marquês

    Depois de deixar o Governo, em 2011, e durante mais de um ano, ninguém soube ao certo o que andava a fazer José Sócrates. A Portugal chegavam relatos tímidos de um quotidiano em Paris, onde estudava o ex primeiro-ministro. Por cá, muitos perguntavam-se: Como? Como era possível que, sem se lhe conhecer fortuna, José Sócrates conseguisse viver numa das capitais europeias mais caras, numa casa de luxo, situada num bairro elitista e ainda sustentasse os dois filhos naquela cidade e, por temporadas, também a ex-mulher? A resposta a todas estas questões é dada na Gande Reportagem "O Amigo do Senhorio". É uma viagem a Paris e aos gastos do ex-governante.