sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Justiça brasileira suspende posse de Lula da Silva

Um juiz federal suspendeu a posse de Lula da Silva como ministro chefe da Casa Civil, no governo de Dilma Roussef. A decisão da justiça federal de Brasília foi anunciada logo depois da cerimónia de tomada de posse. O governo já anunciou que vai recorrer.

© Adriano Machado / Reuters

O juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, considera que existem indícios de violação do dever legal cometido por um agente político. A decisão é provisória e foi tomada na sequência de uma ação popular movida por um advogado.

Entretanto, o governo brasileiro já fez saber que vai recorrer da decisão.

Fica assim temporariamente suspenso o ato que decorreu ao início da tarde, no Palácio do Planalto. Lula da silva assinou o documento da tomada de posse, mas não discursou.

A cerimónia de tomada de posse foi interrompida por diversas vezes por protestos, mas também por aplausos, durante o discurso da Presidente Dilma Rousseff, que deixou rasgados elogios a Lula da Silva.

Última atualização às 16:30

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.