sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Justiça brasileira suspende posse de Lula da Silva

Um juiz federal suspendeu a posse de Lula da Silva como ministro chefe da Casa Civil, no governo de Dilma Roussef. A decisão da justiça federal de Brasília foi anunciada logo depois da cerimónia de tomada de posse. O governo já anunciou que vai recorrer.

© Adriano Machado / Reuters

O juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, considera que existem indícios de violação do dever legal cometido por um agente político. A decisão é provisória e foi tomada na sequência de uma ação popular movida por um advogado.

Entretanto, o governo brasileiro já fez saber que vai recorrer da decisão.

Fica assim temporariamente suspenso o ato que decorreu ao início da tarde, no Palácio do Planalto. Lula da silva assinou o documento da tomada de posse, mas não discursou.

A cerimónia de tomada de posse foi interrompida por diversas vezes por protestos, mas também por aplausos, durante o discurso da Presidente Dilma Rousseff, que deixou rasgados elogios a Lula da Silva.

Última atualização às 16:30

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".