sicnot

Perfil

Operação Lava Jato

Brasileiros em Portugal divididos sobre a nomeação de Lula

Brasileiros em Portugal divididos sobre a nomeação de Lula

A comunidade brasileira em Portugal está muito preocupada com a situação no Brasil. As opiniões sobre a nomeação de Lula da Silva dividem-se, mas os brasileiros em Portugal são unânimes na preocupação sobre a economia brasileira.

  • Protesto contra a nomeação de Lula em 24 estados do Brasil
    4:16

    Operação Lava Jato

    As principais cidades estão hoje também em clima de grande tensão. Registam-se protestos em 24 estados que, nalguns casos, já obrigaram à intervenção da polícia. Os manifestantes pedem a demissão de Dilma Rousseff e rejeitam a nomeação de Lula da Silva. Em São Paulo, a principal avenida foi bloqueada nos dois sentidos. A correspondente da SIC, Ivani Flora, fez no Primeiro Jornal o balanço da situação no Brasil.

  • Lula pede justiça em carta aberta

    Operação Lava Jato

    Lula da Silva exige justiça. Diz que foram praticados atos "injustificáveis de violência" contra ele e a família. Numa carta aberta, o antigo presidente do Brasil explica que não se conforma com a divulgação pública das escutas telefónicas.

  • Noite de protestos contra tomada de posse de Lula
    2:45

    Operação Lava Jato

    Durante a noite, pelo menos 24 estados brasileiros protestaram contra Dilma Rousseff e a tomada de posse de Lula da Silva. Em São Paulo, os manifestantes acamparam na Avenida Paulista e bloquearam a via por mais de 24 horas. Junto ao Congresso em Brasília, onde protestaram mais de oito mil pessoas, ficaram feridas três e foram detidas outras três nos confrontos entre manifestantes e a polícia. A justiça brasileira anulou a decisão anunciada ontem à tarde de suspender a nomeação de Lula da Silva para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC