sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Lula pode assumir o cargo de ministro depois do tribunal ter anulado suspensão da nomeação

A suspensão da nomeação de Lula da Silva para o cargo de ministro da Presidência brasileiro foi anulada hoje, o que, na prática, significa que o ex-Presidente pode assumir o cargo.

Ag\303\252ncia Brasil

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal, o desembargador Reis Fride, indeferiu hoje uma liminar (providência cautelar) da 6.ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro que suspendia a nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva na chefia da Casa Civil, avançou a imprensa local.

A decisão surge na sequência do pedido apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU), que defende o Governo brasileiro.

Na quinta-feira, Lula da Silva tomou posse como ministro, mas 40 minutos depois o juiz Itagiba Catta Preta Neto anulou este ato por ter entendido que havia "indícios de cometimento do crime de responsabilidade".

Por sua vez, ao fim do dia de quinta-feira, o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região, Cândido Ribeiro, também anulou a decisão, mais uma vez em resposta ao recurso da AGU.

Lusa

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.