sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Quase dois terços dos deputados brasileiros pensam que Dilma será destituída do cargo

Quase dois terços (62%) dos deputados brasileiros pensam que a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, acusada de forjar as contas públicas, será destituída pelo Congresso, segundo uma pesquisa de opinião publicada hoje pelo jornal O Dia.

© Adriano Machado / Reuters

"Em apenas três semanas, a percentagem quase triplicou", sublinhou Murilo Aragão, diretor da empresa de sondagens Arko Advice, que realizou a pesquisa, efetuada entre 15 e 17 de março, com 100 deputados (em 513) de 23 partidos brasileiros.

Na última pesquisa de opinião, realizada em fevereiro, somente 24,5% dos deputados entrevistados pensavam dessa maneira.

A Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira, a constituição da comissão especial responsável pelo andamento do processo de destituição (impeachment) da Presidente do Brasil.

No processo de destituição, os parlamentares vão analisar se a Presidente Dilma Rousseff cometeu crimes de responsabilidade previstos na Constituição e na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Numa outra sondagem da empresa Arko Advice, realizada na quinta-feira, igualmente publicada hoje pelo jornal O Dia, mostra que a comissão especial está dividida: 32 membros aprovam a destituição, 31 são contra e dois estão indecisos.

Entretanto, "o panorama pode mudar muito rapidamente", advertiu Murilo Aragão.

Entre os brasileiros, as opiniões a favor da destituição da Presidente estão a crescer: a pesquisa Datafolha, publicada no sábado, indicou 68% da população - oito pontos a mais do que em fevereiro - é pelo 'impeachment'.

O Brasil vive atualmente uma grande crise política, com manifestações nas ruas, que teve o seu ponto alto com a nomeação do ex-Presidente Lula da Silva como ministro da Casa Civil de Dilma Rousseff, para que tivesse imunidade jurídica e, segundo a imprensa brasileira, assim travar a investigação de que é alvo da Justiça através da Operação Lava Jato que investiga um grande esquema de corrupção no país.

Lusa

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.