sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Lista cita 200 políticos suspeitos de receberem dinheiro de construtora brasileira

Uma lista, recolhida pelas autoridades brasileiras, com cerca de 200 políticos suspeitos de receberem dinheiro ilícito da construtora Odebrecht foi hoje divulgada pelo portal de notícias UOL.

© Ricardo Moraes / Reuters

Segundo o site, a lista que inclui políticos de 18 partidos fazia parte da informação recolhida pelos investigadores judiciais da operação Lava Jato.

Os nomes agora divulgados constavam em folhas de cálculo que estavam na posse de Benedicto Barbosa Silva Júnior, presidente da Odebrecht Infraestrutura, apreendidas na 23.ª fase da operação Lava Jato.

Na terça-feira, na sequência da 26ª fase desta investigação, esta e outros documentos aprendidos pela Polícia Federal foram tornados públicos pelo juiz Sérgio Moro.

As folhas de cálculo citam nomes de políticos da oposição e do governo. Entre os opositores mencionados estão o senador Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira, Eduardo Cunha e Romero Jucá, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, que suporta o Governo de Dilma Rousseff.

A lista inclui elementos ligados ao Executivo: Humberto Costa e Jaques Wagner, ambos do Partido dos Trabalhadores.

De acordo com o site UOL, os nomes dos políticos e os valores pagos não foram automaticamente considerados como prova de desvio de dinheiro da empreiteira, mas como indícios que serão esclarecidos nas investigações posteriores da operação Lava Jato.

Na terça-feira, a Odrebrecht divulgou um comunicado, informando que vai colaborar de maneira definitiva com as investigações de corrupção em curso no âmbito da operação Lava Jato.

Este anúncio foi feito horas depois de o Ministério Público brasileiro ter iniciado a operação Xepa, que investiga a existência de um departamento dedicado ao pagamento de subornos, que funcionava dentro da Odebrecht.

A Operação Lava Jato começou em março de 2014 e é considerada uma das maiores investigações a atos de corrupção e branqueamento de capitais no Brasil, tendo já feito vários detidos, e em que já foi ouvido o ex-presidente brasileiro Lula da Silva.

Lusa

  • Juiz da operação Lava Jato afastado do caso Lula

    Operação Lava Jato

    Um magistrado do Supremo Tribunal brasileiro retirou na terça-feira a investigação sobre Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato, e ordenou que passe para o Supremo. O ex-Presidente não poderá ser preso ou alvo de qualquer diligência do processo pelo menos durante os próximos dias.

  • O que é o caso Lava Jato
    1:43

    Operação Lava Jato

    Na origem do caso que poderá levar Lula da Silva à cadeia está o processo de corrupção Lava Jato. Os suspeitos são empresários e políticos, num esquema de lavagem de dinheiro que terá movimentado cerca de 10 mil milhões de euros. Lula da Silva é suspeito de ter recebido um apartamento de luxo.

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.