sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Brasil pede extradição de luso-brasileiro que quer ser julgado em Portugal

As autoridades brasileiras já pediram a extradição do cidadão luso-brasileiro Raul Schmidt Felipe Júnior, detido em Lisboa a 21 de março no âmbito da operação Lava Jato, que pretende ser julgado em Portugal.

"O pedido de extradição já foi formalizado e agora cabe ao tribunal português decidir", disse à agência Lusa fonte da Procuradoria da República do Paraná, onde decorre a investigação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção que envolve várias empresas, incluindo a gigante petrolífera estatal Petrobras.

De acordo com a mesma fonte, não há previsão de quando será tomada a decisão das instâncias judiciais portuguesas.

"O investigado Raul Schmidt apresentou manifestação formal de oposição à extradição", confirmou a mesma fonte, que, no entanto, não soube precisar os motivos na base desse desejo.

Segundo o Tribunal da Relação de Lisboa, que determinou a 22 de março a prisão preventiva para o investigado, estão em causa suspeitas de crimes de corrupção, branqueamento de capitais com repercussão transnacional e associação criminosa.

Lusa

  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.