sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Brasil pede extradição de luso-brasileiro que quer ser julgado em Portugal

As autoridades brasileiras já pediram a extradição do cidadão luso-brasileiro Raul Schmidt Felipe Júnior, detido em Lisboa a 21 de março no âmbito da operação Lava Jato, que pretende ser julgado em Portugal.

"O pedido de extradição já foi formalizado e agora cabe ao tribunal português decidir", disse à agência Lusa fonte da Procuradoria da República do Paraná, onde decorre a investigação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção que envolve várias empresas, incluindo a gigante petrolífera estatal Petrobras.

De acordo com a mesma fonte, não há previsão de quando será tomada a decisão das instâncias judiciais portuguesas.

"O investigado Raul Schmidt apresentou manifestação formal de oposição à extradição", confirmou a mesma fonte, que, no entanto, não soube precisar os motivos na base desse desejo.

Segundo o Tribunal da Relação de Lisboa, que determinou a 22 de março a prisão preventiva para o investigado, estão em causa suspeitas de crimes de corrupção, branqueamento de capitais com repercussão transnacional e associação criminosa.

Lusa

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26