sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Crime na Petrobras pode ter relação com morte de autarca do PT

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, referiu que o esquema de corrupção na Petrobras pode estar relacionado com a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel, do Partido dos Trabalhadores (PT), em 2002.

© Paulo Whitaker / Reuters

Num despacho em que determina a prisão temporária do empresário Ronan Maria Pinto citado hoje pela imprensa brasileira, o magistrado afirmou que "é possível" que o esquema de corrupção da Petrobras tenha comprado o silêncio do empresário, como alegou o operador Marcos Valério Fernandes de Souza, numa tentativa de delação premiada (prestação de informações importantes em troca de redução da pena).

Ronan Maria Pinto foi o beneficiário final de um empréstimo de 12 milhões de reais (cerca de 3 milhões de euros) do banco Schahin, sendo que Marcos Valério Fernandes de Souza terá dito que metade desse valor foi-lhe dado porque ele ameaçava envolver figuras do PT nas investigações do assassinato de Celso Daniel.

Segundo o juiz, o irmão do assassinado, Bruno José Daniel, revelou que, após o homicídio, "foi-lhe relatada a existência desse esquema criminoso e que envolvia repasses de parte dos valores da extorsão ao Partido dos Trabalhadores".

No despacho, o responsável pela Operação Lava Jato acrescentou que "o destinatário dos valores devidos ao Partido dos Trabalhadores seria (o ex-ministro) José Dirceu de Oliveira e Silva".

Em 2002, Celso Daniel era coordenador de campanha do então candidato Lula da Silva à Presidência e chegou a ser sequestrado e torturado, sendo as motivações da sua morte ainda uma incógnita.

O ex-Presidente Lula da Silva está a ser investigado no âmbito da Operação Lava Jato, que trata de um esquema de corrupção que envolve várias empresas, incluindo a petrolífera estatal Petrobras.

Lusa

  • Presidente do Conselho Europeu admite divergências com Trump

    Mundo

    O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu hoje que a reunião mantida em Bruxelas com o presidente norte-americano, Donald Trump, permitiu constatar pontos de concordância em várias áreas, mas também de discordância noutras, como clima, comércio e Rússia."

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Mexicana vence ultramaratona a correr de sandálias e de saia

    Desporto

    Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.

    SIC

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08