sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Crime na Petrobras pode ter relação com morte de autarca do PT

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, referiu que o esquema de corrupção na Petrobras pode estar relacionado com a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel, do Partido dos Trabalhadores (PT), em 2002.

© Paulo Whitaker / Reuters

Num despacho em que determina a prisão temporária do empresário Ronan Maria Pinto citado hoje pela imprensa brasileira, o magistrado afirmou que "é possível" que o esquema de corrupção da Petrobras tenha comprado o silêncio do empresário, como alegou o operador Marcos Valério Fernandes de Souza, numa tentativa de delação premiada (prestação de informações importantes em troca de redução da pena).

Ronan Maria Pinto foi o beneficiário final de um empréstimo de 12 milhões de reais (cerca de 3 milhões de euros) do banco Schahin, sendo que Marcos Valério Fernandes de Souza terá dito que metade desse valor foi-lhe dado porque ele ameaçava envolver figuras do PT nas investigações do assassinato de Celso Daniel.

Segundo o juiz, o irmão do assassinado, Bruno José Daniel, revelou que, após o homicídio, "foi-lhe relatada a existência desse esquema criminoso e que envolvia repasses de parte dos valores da extorsão ao Partido dos Trabalhadores".

No despacho, o responsável pela Operação Lava Jato acrescentou que "o destinatário dos valores devidos ao Partido dos Trabalhadores seria (o ex-ministro) José Dirceu de Oliveira e Silva".

Em 2002, Celso Daniel era coordenador de campanha do então candidato Lula da Silva à Presidência e chegou a ser sequestrado e torturado, sendo as motivações da sua morte ainda uma incógnita.

O ex-Presidente Lula da Silva está a ser investigado no âmbito da Operação Lava Jato, que trata de um esquema de corrupção que envolve várias empresas, incluindo a petrolífera estatal Petrobras.

Lusa

  • Enfermeiros dizem que suplemento de 150 € não é suficiente para acordo
    0:57

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros diz que há um avanço nas negociações com o Governo. Esta terça-feira à tarde, uma delegação do Ministério das Finanças esteve numa reunião que decorreu no Ministério da Saúde. Apesar disso, o presidente do sindicato, José Azevedo, explicou à SIC que a proposta do executivo de pagar mais 150 euros aos enfermeiros especializados não é suficiente para chegarem a acordo.

  • Guterres condena onda de violência em Myanmar
    0:43
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC