sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Relator do processo de destituição de Dilma entrega parecer hoje

O relator que analisa o pedido de destituição da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, apresenta hoje o seu parecer sobre a denúncia que pode determinar o fim do Governo brasileiro. Jovair Arantes, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi o relator nomeado pelo Congresso para avaliar o processo.

© Adriano Machado / Reuters

Juntamente com o chefe da comissão especial que analisa o caso, Rogério Rosso, do Partido Social Democrata (PSD), Jovair Arantes anunciou que irá divulgar as suas conclusões hoje e que a votação final do documento acontecerá na próxima segunda-feira.

O relatório poderá ser aprovado ou rejeitado numa votação decidida por maioria simples dos 65 parlamentares que integram a comissão especial.

Se for aprovado e indicar que a Presidente deve ser retirada do cargo, o texto segue para o plenário da Câmara dos Deputados para ser votado.

Mas a situação política no Brasil terá mais episódios hoje, depois de o juiz do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio de Mello ter tomado uma decisão que obriga os parlamentares a formarem outra comissão especial para decidir se o vice-Presidente Michel Temer também será destituído.

Temer foi acusado de infrações semelhantes às cometidas por Dilma Rousseff, mas o caso havia sido arquivado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Mello, no entanto, determinou que não cabe a Cunha decidir sozinho se as acusações contra Temer têm ou não veracidade, mas a uma comissão parlamentar.

Cunha declarou que vai recorrer judicialmente da decisão do Supremo ainda nesta quarta-feira e classificou o despacho de Mello como uma ação "absurda".

Segundo o presidente da Câmara, a ordem significaria também que todos os pedidos de destituição já formalizados contra a Presidente da República teriam que ser analisados em uma comissão especial.

"Vamos passar a fazer na Câmara dos Deputados apenas votação de 'impeachment' todas as semanas", concluiu.

Com Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.