sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Relator do processo de destituição de Dilma entrega parecer hoje

O relator que analisa o pedido de destituição da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, apresenta hoje o seu parecer sobre a denúncia que pode determinar o fim do Governo brasileiro. Jovair Arantes, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi o relator nomeado pelo Congresso para avaliar o processo.

© Adriano Machado / Reuters

Juntamente com o chefe da comissão especial que analisa o caso, Rogério Rosso, do Partido Social Democrata (PSD), Jovair Arantes anunciou que irá divulgar as suas conclusões hoje e que a votação final do documento acontecerá na próxima segunda-feira.

O relatório poderá ser aprovado ou rejeitado numa votação decidida por maioria simples dos 65 parlamentares que integram a comissão especial.

Se for aprovado e indicar que a Presidente deve ser retirada do cargo, o texto segue para o plenário da Câmara dos Deputados para ser votado.

Mas a situação política no Brasil terá mais episódios hoje, depois de o juiz do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio de Mello ter tomado uma decisão que obriga os parlamentares a formarem outra comissão especial para decidir se o vice-Presidente Michel Temer também será destituído.

Temer foi acusado de infrações semelhantes às cometidas por Dilma Rousseff, mas o caso havia sido arquivado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Mello, no entanto, determinou que não cabe a Cunha decidir sozinho se as acusações contra Temer têm ou não veracidade, mas a uma comissão parlamentar.

Cunha declarou que vai recorrer judicialmente da decisão do Supremo ainda nesta quarta-feira e classificou o despacho de Mello como uma ação "absurda".

Segundo o presidente da Câmara, a ordem significaria também que todos os pedidos de destituição já formalizados contra a Presidente da República teriam que ser analisados em uma comissão especial.

"Vamos passar a fazer na Câmara dos Deputados apenas votação de 'impeachment' todas as semanas", concluiu.

Com Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.