sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Relator do processo de destituição de Dilma entrega parecer hoje

O relator que analisa o pedido de destituição da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, apresenta hoje o seu parecer sobre a denúncia que pode determinar o fim do Governo brasileiro. Jovair Arantes, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi o relator nomeado pelo Congresso para avaliar o processo.

© Adriano Machado / Reuters

Juntamente com o chefe da comissão especial que analisa o caso, Rogério Rosso, do Partido Social Democrata (PSD), Jovair Arantes anunciou que irá divulgar as suas conclusões hoje e que a votação final do documento acontecerá na próxima segunda-feira.

O relatório poderá ser aprovado ou rejeitado numa votação decidida por maioria simples dos 65 parlamentares que integram a comissão especial.

Se for aprovado e indicar que a Presidente deve ser retirada do cargo, o texto segue para o plenário da Câmara dos Deputados para ser votado.

Mas a situação política no Brasil terá mais episódios hoje, depois de o juiz do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio de Mello ter tomado uma decisão que obriga os parlamentares a formarem outra comissão especial para decidir se o vice-Presidente Michel Temer também será destituído.

Temer foi acusado de infrações semelhantes às cometidas por Dilma Rousseff, mas o caso havia sido arquivado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Mello, no entanto, determinou que não cabe a Cunha decidir sozinho se as acusações contra Temer têm ou não veracidade, mas a uma comissão parlamentar.

Cunha declarou que vai recorrer judicialmente da decisão do Supremo ainda nesta quarta-feira e classificou o despacho de Mello como uma ação "absurda".

Segundo o presidente da Câmara, a ordem significaria também que todos os pedidos de destituição já formalizados contra a Presidente da República teriam que ser analisados em uma comissão especial.

"Vamos passar a fazer na Câmara dos Deputados apenas votação de 'impeachment' todas as semanas", concluiu.

Com Lusa

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.