sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Brasil tem 58 milhões de pessoas com dívidas em atraso em março

O Brasil terminou o mês de março com 58 milhões de pessoas com dívidas em atraso, segundo um levantamento feito em conjunto pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

© Ricardo Moraes / Reuters

Os dados indicam que no mês passado, 700 mil pessoas entraram para a lista de pessoas com dívidas em atraso, valor que representa 7,5% mais do registado em março de 2015.

Aquele valor também é 1,2% maior do que o registo do mês de fevereiro.

Cerca de 4,2 milhões de novos devedores foram incluídos nas listas desde o início de 2015, quando o indicador apontava a existência de 54,6 milhões de registos de dívidas em atraso.

Em março, o incumprimento alcançou 39,64% da população com idade entre 18 e 95 anos.

A pesquisa também mostrou que as dívidas não pagas por segmento da economia tiveram maior aumento no segmento de contas básicas de água e luz.

"O aperto financeiro tem cada vez mais impacto na capacidade de pagamento até mesmo de contas básicas do dia-a-dia", explicou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

A especialista finalizou a análise acrescentando que há vários meses as dívidas com os segmentos de serviços básicos para o funcionamento das residências tem crescido de modo substancial.

Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14