sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Brasil tem 58 milhões de pessoas com dívidas em atraso em março

O Brasil terminou o mês de março com 58 milhões de pessoas com dívidas em atraso, segundo um levantamento feito em conjunto pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

© Ricardo Moraes / Reuters

Os dados indicam que no mês passado, 700 mil pessoas entraram para a lista de pessoas com dívidas em atraso, valor que representa 7,5% mais do registado em março de 2015.

Aquele valor também é 1,2% maior do que o registo do mês de fevereiro.

Cerca de 4,2 milhões de novos devedores foram incluídos nas listas desde o início de 2015, quando o indicador apontava a existência de 54,6 milhões de registos de dívidas em atraso.

Em março, o incumprimento alcançou 39,64% da população com idade entre 18 e 95 anos.

A pesquisa também mostrou que as dívidas não pagas por segmento da economia tiveram maior aumento no segmento de contas básicas de água e luz.

"O aperto financeiro tem cada vez mais impacto na capacidade de pagamento até mesmo de contas básicas do dia-a-dia", explicou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

A especialista finalizou a análise acrescentando que há vários meses as dívidas com os segmentos de serviços básicos para o funcionamento das residências tem crescido de modo substancial.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.