sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Deputados decidem hoje continuação de processo de destituição de Dilma

A Comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o pedido de destituição da Presidente Dilma Rousseff, decide hoje se aprova ou não o parecer que recomendou a continuação do processo.

Dilma Rousseff, Presidente do Brasil

Dilma Rousseff, Presidente do Brasil

© Adriano Machado / Reuters

Na passada quarta-feira, o relator Jovair Arantes, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), recomendou a continuação do processo contra Dilma Rousseff, confirmando as acusações de que ela teria cometido crimes de responsabilidade.

Para ser aprovado, o texto precisa apenas de uma maioria simples dos 65 parlamentares da comissão.

Se for aprovado, segue para publicação no Diário da Câmara e 48 horas depois o plenário de deputados votará o pedido.

A imprensa brasileira tem noticiado que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que se opõe de forma declarada ao Governo, pretende marcar esta sessão plenária para o dia 17, um domingo, a mesma data para que foram convocadas manifestações contra Dilma Rousseff.

São necessários os votos de pelo menos 342 dos 513 deputados da Câmara para o Senado ser autorizado a abrir o processo de destituição.

Para arquivar o pedido, a chefe de Estado precisa do apoio de 171 deputados, entre votos a favor, faltas e abstenções.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.