sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Vice-presidente do Brasil divulga por engano discurso para eventual tomada de posse

O vice-presidente do Brasil, Michel Temer, divulgou esta segunda-feira, por engano, um áudio com o discurso a proferir numa eventual tomada de posse como chefe de Estado brasileiro.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Caso a Câmara Baixa e o Senado aprovem a destituição da atual Presidente brasileira, Dilma Rousseff, Michel Temer pode assumir temporariamente o cargo.

O áudio, de cerca de 15 minutos, foi enviado aos deputados da sua formação política, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, "por acidente" por uma mensagem na aplicação Whatsapp, explicou a assessoria de imprensa do vice-presidente.

No áudio, Michel Temer antecipa o discurso a pronunciar caso viesse a assumir a Presidência e como seria a sua governação.

Na gravação, faz também uma série de propostas para serem adotadas caso assuma a Presidência.

Se a Câmara Baixa e o Senado derem luz verde ao processo de destituição, Rousseff terá de deixar o cargo por um período de 180 dias, prazo que o Senado tem para a julgar.

Durante aquele período, será substituída por Michel Temer, que completará o mandato, que termina a 01 de janeiro de 2019, caso o Senado confirme a destituição da Presidente.

No áudio, Temer afirma que "muitos" lhe pediram para falar à nação brasileira, mas refere que esteve afastado para não dar a entender que "estaria a cometer algum ato" para "ocupar o lugar da Presidente" Rousseff.

"Decidi falar agora, quando a Câmara dos Deputados decide por uma votação significativa declarar a autorização do processo de destituição contra a Presidente", afirma Temer.

Temer é vice-presidente do Brasil desde que Dilma Rousseff assumiu o poder, em 2011, mas os desencontros entre ambos começaram no segundo mandato da Presidente e no diferendo entre ambos ficou claro que o partido de Michel Temer, maior força do país, anunciou recentemente a sua rutura com o Governo.

Com Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47