sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Processo de destituição de Dilma avança, votação finalizada no domingo

A comissão parlamentar especial de Brasília aprovou um parecer favorável ao processo de destituição da Presidente brasileira Dilma Roussef. O parecer segue agora para votação no plenário da Câmara dos Deputados do Brasil, que começa na sexta feira e espera-se que dure até domingo.

Dilma inaugurou ontem a piscina olímpica no Rio de Janeiro

Dilma inaugurou ontem a piscina olímpica no Rio de Janeiro

© Ricardo Moraes / Reuters

Em declarações aos jornalistas esta segunda-feira à noite, após a votação do pedido de destituição na comissão especial da Câmara dos Deputados criada para o efeito, com 38 votos a favor e 27 contra, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, disse que o processo será iniciado na sexta-feira e finalizado no domingo.

O responsável máximo na Câmara dos Deputados fez também saber que se reunirá hoje com os líderes dos partidos para definir o processo de discussão e votação.

Na quarta-feira, o documento será publicado no Diário Oficial da Casa e na sexta-feira a sessão começará com intervenções dos autores do pedido e da defesa, iniciando-se a seguir uma discussão entre os deputados.

A previsão do presidente da câmara baixa é que as discussões na sexta-feira e no sábado se arrastem pela madrugada, para que no domingo a votação ocorra durante o dia.

Questionado sobre o resultado da votação desta segunda-feira, Eduardo Cunha limitou-se a dizer: "Não tenho que achar nada" e "não tem nenhuma surpresa".

São necessários os votos de pelo menos 342 dos 513 deputados da Câmara para o documento passar no plenário e para o Senado ser autorizado a abrir o processo de destituição da Presidente Dilma Rousseff.

Para arquivar o pedido, a chefe de Estado precisa do apoio de 172 deputados, entre votos a favor, faltas e abstenções.

Com Lusa

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58