sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Dilma reúne-se com líderes parlamentares para tentar travar destituição

A presidente brasileira, Dilma Rousseff, cancelou este sábado um encontro com movimentos sociais para se reunir com líderes parlamentares, num derradeiro esforço para barrar o pedido de impeachment (impugnação) na Câmara dos Deputados.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A informação foi confirmada à agência Lusa pela assessoria do Palácio do Planalto, que não avançou, no entanto, quem são os líderes parlamentares que deverão reunir-se com a presidente ao longo do dia.

A assessoria da Presidência também não confirmou a informação veiculada pela Agência Brasil de que o ex-Presidente Lula da Silva deveria comparecer nos encontros.

A presidente tinha agendado encontrar-se com movimentos sociais contra o 'impeachment' para agradecer o apoio prestado.

Dilma Rousseff tenta, assim, conseguir os votos necessários para barrar a destituição na votação de domingo na Câmara dos Deputados, numa altura em que a imprensa brasileira dá conta de uma disputa renhida.

Para o processo de destituição da pesidente ser aprovado e seguir para o Senado, são necessários os votos de pelo menos 342 dos 513 deputados.

Para arquivar o pedido, o Governo precisa do apoio de 172 deputados, entre votos a favor, faltas e abstenções.

O pedido de destituição do cargo tem como base as chamadas "pedaladas fiscais", atos ilegais resultantes da autorização de adiantamentos de verbas de bancos para os cofres do Governo para melhorar o resultado das contas públicas.

Se o pedido de 'impeachment' for aprovado, o vice-presidente, Michel Temer, assumirá interinamente o cargo.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.