sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

"Tchau, querida" e "não vai ter golpe" marcam protestos em dia de votação da impugnação

Manifestantes contra e a favor do processo de impugnação do mandato da Presidente brasileira Dilma Rousseff estão na rua em várias cidades do Brasil, com cartazes com frases como "tchau, querida" e "não vai ter golpe" a marcarem posições.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Segundo o site de notícias G1, a meio da tarde registavam-se protestos no Distrito Federal e em 24 dos 26 estados do Brasil.

Sem que tenham sido ainda divulgados números da afluência às manifestações, imagens televisivas mostram que as maiores concentrações, com muitos milhares de pessoas, decorrem em São Paulo, que conta com a maior bancada no Congresso Nacional (70 deputados), e no Rio de Janeiro, onde a música anima os manifestantes.

Segundo o jornal Globo, em Brasília, perto da Câmara dos Deputados, onde está a ser votado o pedido de impugnação do mandato presidencial que poderá levar à destituição de Dilma Rousseff, um homem fez-se acompanhar de um caixão para a Presidente brasileira.

Na capital federal, as manifestações foram separadas por uma barreira de cerca de um quilómetro de comprimento para evitar confrontos entre manifestantes, muitos dos quais chegaram de outras cidades e estão acampados desde segunda-feira.

O Globo avança ainda que há protestos de brasileiros também no exterior, como em Nova Iorque e na Argentina.

Lusa

  • Negócios do fogo
    22:00

    Reportagem Especial

    Todos os anos, o Estado gasta centenas de milhões de euros para financiar os meios de combate aos incêndios. A reportagem especial da SIC denuncia falta de rigor e clareza em muitos dos negócios.

  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.