sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Líder do PT reconhece derrota na votação para destituir Dilma

O líder do Partido dos Trabalhadores do Brasil na câmara dos Deputados, José Guimarães, já reconheceu a derrota do partido e de Dilma Rousseff na votação sobre a abertura do processo de 'impeachment' (impugnação) contra a Presidente.

© Ueslei Marcelino / Reuters

"Os golpistas ganharam aqui na Câmara", disse o deputado José Guimarães, do Partido dos Trabalhadores, da Presidente e do ex-chefe de Estado Lula da Silva, antes do fim da votação do processo de destituição no plenário.

"Num momento como este, nós temos de ter tranquilidade, humildade e falar para o país que os golpistas cresceram aqui na Câmara, mas que a luta continua, nas ruas e no Senado", acrescentou.

As declarações foram proferidas ainda antes do final da votação, mas numa altura em que já se somavam mais 300 votos a favor do afastamento de Dilma Rousseff da presidência do Governo barsileiro.

O pedido de impugnação do mandato presidencial será aprovado com 342 votos, enquanto o bloqueio do processo precisava de 172 votos.

O processo de votação é nominal e cada um dos 513 deputados é chamado a comparecer diante de um microfone para manifestar o seu voto. Além de dizer sim ou não, muitos parlamentares aproveitaram o momento para fazer críticas e convocar suas bases eleitorais.

Se a abertura do processo passar hoje, seguirá depois para aprovação no Senado, e, se também ali for aprovado, o vice-presidente, Michel Temer, assumirá temporariamente a Presidência.

A possibilidade de impugnação do mandato de Dilma Rousseff surgiu na sequência da revelação das chamadas "pedaladas fiscais", atos ilegais resultantes da autorização de adiantamentos de verbas de bancos para os cofres do Governo para melhorar o resultado das contas públicas.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.