sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Ministro da Secretaria dos Portos brasileiro demite-se

O ministro da Secretaria dos Portos brasileira, Helder Barbalho, apresentou a demissão do cargo na quarta-feira, numa altura em que se verifica uma série de saídas no governo de Dilma Rousseff.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Numa nota divulgada esta quarta-feira à noite, a Presidência informou que Helder Barbalho será substituído por Maurício Muniz, atual secretário do Programa de Aceleração do Crescimento.

A Presidência anunciou entretanto que para o lugar deixado por Eduardo Braga na liderança do Ministério de Minas e Energia irá, como "ministro interino, Marco Antônio Martins Almeida, atualmente secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis".

Numa outra nota divulgada ao final do dia, a Presidência fez saber que o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, não voltará ao cargo, "a pedido".

Na semana passada, Celso Pansera deixou o lugar para votar contra o pedido de "impeachment" (impugnação) da Presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, mas, segundo a imprensa brasileira, a Casa Civil tinha informado que ele retomaria o mandato na terça-feira, o que não aconteceu.

Com estas demissões, o Governo brasileiro contabiliza nove pastas tuteladas interinamente, de um total de 32 ministérios.

Após a aprovação do pedido de 'impeachment' da Presidente na Câmara dos Deputados, no domingo, cabe agora ao Senado apreciar o pedido.

Se o processo for aprovado, a Presidente será afastada do cargo, sendo interinamente substituída pelo vice-presidente, Michel Temer.

Lusa

  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.