sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Ministro da Secretaria dos Portos brasileiro demite-se

O ministro da Secretaria dos Portos brasileira, Helder Barbalho, apresentou a demissão do cargo na quarta-feira, numa altura em que se verifica uma série de saídas no governo de Dilma Rousseff.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Numa nota divulgada esta quarta-feira à noite, a Presidência informou que Helder Barbalho será substituído por Maurício Muniz, atual secretário do Programa de Aceleração do Crescimento.

A Presidência anunciou entretanto que para o lugar deixado por Eduardo Braga na liderança do Ministério de Minas e Energia irá, como "ministro interino, Marco Antônio Martins Almeida, atualmente secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis".

Numa outra nota divulgada ao final do dia, a Presidência fez saber que o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, não voltará ao cargo, "a pedido".

Na semana passada, Celso Pansera deixou o lugar para votar contra o pedido de "impeachment" (impugnação) da Presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, mas, segundo a imprensa brasileira, a Casa Civil tinha informado que ele retomaria o mandato na terça-feira, o que não aconteceu.

Com estas demissões, o Governo brasileiro contabiliza nove pastas tuteladas interinamente, de um total de 32 ministérios.

Após a aprovação do pedido de 'impeachment' da Presidente na Câmara dos Deputados, no domingo, cabe agora ao Senado apreciar o pedido.

Se o processo for aprovado, a Presidente será afastada do cargo, sendo interinamente substituída pelo vice-presidente, Michel Temer.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.