sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Ministro da Secretaria dos Portos brasileiro demite-se

O ministro da Secretaria dos Portos brasileira, Helder Barbalho, apresentou a demissão do cargo na quarta-feira, numa altura em que se verifica uma série de saídas no governo de Dilma Rousseff.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Numa nota divulgada esta quarta-feira à noite, a Presidência informou que Helder Barbalho será substituído por Maurício Muniz, atual secretário do Programa de Aceleração do Crescimento.

A Presidência anunciou entretanto que para o lugar deixado por Eduardo Braga na liderança do Ministério de Minas e Energia irá, como "ministro interino, Marco Antônio Martins Almeida, atualmente secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis".

Numa outra nota divulgada ao final do dia, a Presidência fez saber que o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, não voltará ao cargo, "a pedido".

Na semana passada, Celso Pansera deixou o lugar para votar contra o pedido de "impeachment" (impugnação) da Presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, mas, segundo a imprensa brasileira, a Casa Civil tinha informado que ele retomaria o mandato na terça-feira, o que não aconteceu.

Com estas demissões, o Governo brasileiro contabiliza nove pastas tuteladas interinamente, de um total de 32 ministérios.

Após a aprovação do pedido de 'impeachment' da Presidente na Câmara dos Deputados, no domingo, cabe agora ao Senado apreciar o pedido.

Se o processo for aprovado, a Presidente será afastada do cargo, sendo interinamente substituída pelo vice-presidente, Michel Temer.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.