sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Rousseff promete lutar "em todas as trincheiras" contra destituição

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, prometeu na quarta-feira que vai lutar "em todas as trincheiras" para evitar a sua destituição, após o início do processo de "impeachment" no Senado.

Dilma Rousseff viaja hoje para Nova Iorque para denunciar junto da ONU que é alvo de um "golpe" de Estado.

Dilma Rousseff viaja hoje para Nova Iorque para denunciar junto da ONU que é alvo de um "golpe" de Estado.

Eraldo Peres

Numa conferência de imprensa com bloggers de esquerda, Rousseff reiterou que o processo sobre a sua destituição é um "golpe" de Estado e uma "eleição indireta transvestida", segundo excertos da entrevista divulgados pelo Palácio do Planalto.

A Presidente disse que quem a quer substituir "e conspirou para isso" - numa alusão ao vice-presidente Michel Temer - carece de legitimidade, já que "a única forma de se legitimar em democracia é através do voto popular".

Rousseff reiterou que neste processo "está em jogo a democracia" e, por isso, garantiu que lutará "em todas as trincheiras" e irá "onde for necessário" com o objetivo de "derrotar esse golpe".

A Presidente brasileira viaja hoje para Nova Iorque, onde, na sexta-feira, denunciará junto da ONU que é alvo de um "golpe" de Estado.

A viagem de Rousseff a Nova Iorque tem como propósito a assinatura do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas, em cujas negociações o Brasil participou ativamente, mas a ocasião servirá para a Presidente expor a crise em que o país se encontra.

Lusa

  • Todos os distritos sob Aviso Amarelo devido ao frio

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Portugal continental sob Aviso Amarelo na quarta e na quinta-feira. Os termómetros vão estar abaixo de zero em todo o território, à exceção dos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.