sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Dilma reafirma que processo de destituição é liderado por "corruptos"

A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, afirmou hoje que o processo de destituição que enfrenta está a ser liderado por parlamentares corruptos, enquanto contra si não pesa qualquer acusação de ter recebido dinheiro ilegalmente.

Mark Lennihan

"Eles são acusados [na Justiça], eu não tenho nenhuma acusação. A coisa mais estranha é que quem me julga é corrupto", afirmou Dilma Rousseff durante uma cerimónia de entrega de casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, na cidade de Salvador.

Dilma Rousseff reiterou que o processo de impugnação do mandato presidencial, que poderá levar à destituição, equivale a um "golpe".

Sem citar nomes a Presidente brasileira frisou que "eles" querem reduzir os montantes destinados aos programas sociais, de saúde e educação.

Dilma Rousseff está a ser acusada de cometer crime de responsabilidade porque teria empregado manobras fiscais para melhorar o resultado das contas públicas e também por ter autorizado despesas extras sem pedir autorização do Congresso.

O pedido de impugnação do mandato presidencial foi aprovado em 17 de abril na Câmara dos Deputados (câmara baixa baixa do parlamento) e enviado para o Senado (câmara alta).

Hoje, 21 membros do Senado iniciaram os trabalhos de uma comissão especial que vai analisar o caso.

Após ouvir as partes e fazer um relatório, esta comissão realizará uma votação que pode afastar Dilma Rousseff do cargo por 180 dias até ao julgamento final do processo.

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.