sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Dilma reafirma que processo de destituição é liderado por "corruptos"

A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, afirmou hoje que o processo de destituição que enfrenta está a ser liderado por parlamentares corruptos, enquanto contra si não pesa qualquer acusação de ter recebido dinheiro ilegalmente.

Mark Lennihan

"Eles são acusados [na Justiça], eu não tenho nenhuma acusação. A coisa mais estranha é que quem me julga é corrupto", afirmou Dilma Rousseff durante uma cerimónia de entrega de casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, na cidade de Salvador.

Dilma Rousseff reiterou que o processo de impugnação do mandato presidencial, que poderá levar à destituição, equivale a um "golpe".

Sem citar nomes a Presidente brasileira frisou que "eles" querem reduzir os montantes destinados aos programas sociais, de saúde e educação.

Dilma Rousseff está a ser acusada de cometer crime de responsabilidade porque teria empregado manobras fiscais para melhorar o resultado das contas públicas e também por ter autorizado despesas extras sem pedir autorização do Congresso.

O pedido de impugnação do mandato presidencial foi aprovado em 17 de abril na Câmara dos Deputados (câmara baixa baixa do parlamento) e enviado para o Senado (câmara alta).

Hoje, 21 membros do Senado iniciaram os trabalhos de uma comissão especial que vai analisar o caso.

Após ouvir as partes e fazer um relatório, esta comissão realizará uma votação que pode afastar Dilma Rousseff do cargo por 180 dias até ao julgamento final do processo.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC