sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

FMI diz que o Brasil está "atolado numa recessão profunda"

O Brasil está "atolado numa recessão profunda" devido aos problemas económicos e políticos, alertou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI) num relatório divulgado na Cidade do México.

© Ueslei Marcelino / Reuters

No início do mês, o FMI anunciou que a economia brasileira deverá sofrer uma contração de 3,8% este ano e deverá estagnar em 2017.

A previsão anterior, divulgada em janeiro, apontava para uma queda de 3,5%.

Os dados fazem parte de um estudo do FMI sobre a América Latina, segundo o qual a economia da região deve sofrer uma contração de 0,5% em 2016, marcando dois anos seguidos de crescimento negativo pela primeira vez desde a crise da dívida de 1982 e 1983.

O Fundo alertou também que "uma deterioração mais profunda da situação no Brasil poderia levar a uma reavaliação repentina de projetos regionais, a uma redução da demanda de exportações entre parceiros comerciais na região e a um aumento na perceção de risco".

Entre os "vários riscos de deterioração", as perspetivas regionais estão particularmente vulneráveis a uma desaceleração da economia chinesa maior que o esperado, dado que o país asiático é o destino de entre 15% a 25% das exportações do Brasil, Chile, Peru, Uruguai e Venezuela, segundo o FMI.

O Brasil enfrenta momentos de incerteza política, com a Presidente Dilma Rousseff a ser alvo de um processo de destituição do cargo, que não ajudam a enfrentar a recessão económica, o aumento do desemprego e a inflação.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.