sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Ministro da Saúde abandona Executivo de Dilma Rousseff

O ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Castro, apresentou a demissão do cargo e a exoneração foi hoje formalizada com a publicação no Diário Oficial da União (boletim oficial).

© Adriano Machado / Reuters

A assessoria da pasta tinha confirmado quarta-feira à tarde à agência Lusa que Marcelo Castro iria apresentar o pedido de demissão à Presidente nessa noite.

Antes de assumir o Ministério, em outubro do ano passado, Marcelo Castro era deputado do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), formação do vice-Presidente da República, Michel Temer, que abandonou a coligação governamental.

Marcelo Castro abandonou temporariamente a pasta para votar na Câmara dos Deputados contra o impeachment de Dilma Rousseff, mas foi reconduzido no cargo logo a seguir à votação.

Outros cinco ministros do PMDB também já pediram a demissão: Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Mauro Lopes (Aviação Civil), Eduardo Braga (Minas e Energia), Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Helder Barbalho (Portos).

Nesta altura, a única ministra do PMDB que ainda permanece no cargo é Kátia Abreu, titular da pasta da Agricultura e amiga pessoal da Presidente.

O Governo tem assistido a uma série de saídas de partidos e, consequentemente, de ministros nas últimas semanas, devido ao pedido de destituição da Presidente, que prossegue no Senado, depois de ter sido aprovado na Câmara dos Deputados.

Se o processo for aprovado, a Presidente será afastada do cargo, sendo interinamente substituída pelo vice-Presidente, Michel Temer.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.