sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Ministro da Saúde abandona Executivo de Dilma Rousseff

O ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Castro, apresentou a demissão do cargo e a exoneração foi hoje formalizada com a publicação no Diário Oficial da União (boletim oficial).

© Adriano Machado / Reuters

A assessoria da pasta tinha confirmado quarta-feira à tarde à agência Lusa que Marcelo Castro iria apresentar o pedido de demissão à Presidente nessa noite.

Antes de assumir o Ministério, em outubro do ano passado, Marcelo Castro era deputado do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), formação do vice-Presidente da República, Michel Temer, que abandonou a coligação governamental.

Marcelo Castro abandonou temporariamente a pasta para votar na Câmara dos Deputados contra o impeachment de Dilma Rousseff, mas foi reconduzido no cargo logo a seguir à votação.

Outros cinco ministros do PMDB também já pediram a demissão: Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Mauro Lopes (Aviação Civil), Eduardo Braga (Minas e Energia), Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Helder Barbalho (Portos).

Nesta altura, a única ministra do PMDB que ainda permanece no cargo é Kátia Abreu, titular da pasta da Agricultura e amiga pessoal da Presidente.

O Governo tem assistido a uma série de saídas de partidos e, consequentemente, de ministros nas últimas semanas, devido ao pedido de destituição da Presidente, que prossegue no Senado, depois de ter sido aprovado na Câmara dos Deputados.

Se o processo for aprovado, a Presidente será afastada do cargo, sendo interinamente substituída pelo vice-Presidente, Michel Temer.

Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..