sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Ministro da Saúde abandona Executivo de Dilma Rousseff

O ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Castro, apresentou a demissão do cargo e a exoneração foi hoje formalizada com a publicação no Diário Oficial da União (boletim oficial).

© Adriano Machado / Reuters

A assessoria da pasta tinha confirmado quarta-feira à tarde à agência Lusa que Marcelo Castro iria apresentar o pedido de demissão à Presidente nessa noite.

Antes de assumir o Ministério, em outubro do ano passado, Marcelo Castro era deputado do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), formação do vice-Presidente da República, Michel Temer, que abandonou a coligação governamental.

Marcelo Castro abandonou temporariamente a pasta para votar na Câmara dos Deputados contra o impeachment de Dilma Rousseff, mas foi reconduzido no cargo logo a seguir à votação.

Outros cinco ministros do PMDB também já pediram a demissão: Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Mauro Lopes (Aviação Civil), Eduardo Braga (Minas e Energia), Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Helder Barbalho (Portos).

Nesta altura, a única ministra do PMDB que ainda permanece no cargo é Kátia Abreu, titular da pasta da Agricultura e amiga pessoal da Presidente.

O Governo tem assistido a uma série de saídas de partidos e, consequentemente, de ministros nas últimas semanas, devido ao pedido de destituição da Presidente, que prossegue no Senado, depois de ter sido aprovado na Câmara dos Deputados.

Se o processo for aprovado, a Presidente será afastada do cargo, sendo interinamente substituída pelo vice-Presidente, Michel Temer.

Lusa

  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.