sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Dilma Rousseff quer antecipar eleições presidenciais

Dilma Rousseff vai propor ao Congresso a antecipação das presidenciais para 2 de outubro, de forma a evitar a destituição.

© Paulo Whitaker / Reuters

A medida implica uma emenda constitucional que tem de ser votada no Congresso e, é considerada a última cartada de Dilma Rousseff, a uma semana do Senado analisar o pedido de destituição.

A ideia de antecipar as eleições e encurtar o mandato presidencial foi inicialmente apresentada por um grupo de mais de 30 senadores, há cerca de duas semanas. Numa altura em que o Senado pode confirmar a destituição, a presidente do Brasil pretende assim angariar a simpatia do grupo de senadores.

De acordo com uma sondagem, nesta altura, 62% dos brasileiros estão insatisfeitos com o processo de destituição, preferindo a convocação de eleições para resolver a crise política no Brasil.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27