sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Dilma Rousseff quer antecipar eleições presidenciais

Dilma Rousseff vai propor ao Congresso a antecipação das presidenciais para 2 de outubro, de forma a evitar a destituição.

© Paulo Whitaker / Reuters

A medida implica uma emenda constitucional que tem de ser votada no Congresso e, é considerada a última cartada de Dilma Rousseff, a uma semana do Senado analisar o pedido de destituição.

A ideia de antecipar as eleições e encurtar o mandato presidencial foi inicialmente apresentada por um grupo de mais de 30 senadores, há cerca de duas semanas. Numa altura em que o Senado pode confirmar a destituição, a presidente do Brasil pretende assim angariar a simpatia do grupo de senadores.

De acordo com uma sondagem, nesta altura, 62% dos brasileiros estão insatisfeitos com o processo de destituição, preferindo a convocação de eleições para resolver a crise política no Brasil.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07