sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Delcídio do Amaral com mandato cassado pelo Senado

O senador brasileiro Delcídio do Amaral, eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) mas atualmente sem partido, viu hoje à noite o seu mandato cassado numa votação no Senado (Câmara alta), em Brasília.

© Adriano Machado / Reuters

Do total de 76 parlamentares que estavam na sessão, 74 manifestaram-se a favor da retirada do mandato por quebra de decoro parlamentar. Nenhum parlamentar votou contra. Houve uma abstenção e o presidente do Senado, Renan Calheiros, não votou.

Amaral foi detido no ano passado após ser acusado de tentar interferir nas investigações da Operação Lava Jato.

A detenção aconteceu depois a divulgação de uma gravação em que tentava interferir na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, envolvido nos esquemas de corrupção da petrolífera estatal.

O ex-senador chegou a sugerir um plano de fuga para Cerveró se, em troca, ele não implicasse Amaral e outros suspeitos nos seus depoimentos.

Num acordo de delação premiada (colaboração em troca da redução da pena) firmado com o Ministério Público neste ano, Amaral afirmou que a Presidente Dilma Rousseff e o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuaram para tentar libertar empreiteiros presos na Lava Jato.

Delcídio também disse à Justiça que foi Lula da Silva o mandante da ordem para convencer Cerveró a omitir informações. Lula negou a acusação. A Presidente brasileira também refutou inúmeras vezes as acusações que lhe foram dirigidas por Amaral.

Com a cassação, Delcídio do Amaral perdeu o direito de se eleger a cargos públicos por oito anos.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".