sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Dilma Rousseff, 9ª Presidente do Brasil afastada do cargo

A Presidente Dilma Rousseff, que viu hoje o seu mandato suspenso após uma votação no Senado, é a 9ª Presidente brasileira a ser afastada do cargo antes do final do mandato. O Senado aprovou a continuação do processo de destituição com 55 votos a favor e 22 contra.

© STRINGER Brazil / Reuters

Em 126 anos de regime republicano no Brasil, a interrupção de mandatos tem sido uma exceção. Ao longo da história, 42 pessoas chefiaram à República brasileira, entre nomeados, eleitos, interinos e elementos do regime militar.

Deste total, 19 alcançaram o poder através de eleições, mas apenas 12 terminaram os mandatos, incluindo nesta contagem a primeira Presidência de Dilma Rousseff.

Embora o país tenha recuperado sua democracia em 1985, somente dois dos sete presidentes que governaram posteriormente - Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva - completaram os respetivos mandatos que conquistaram nas urnas sem grandes ameaças.

Tancredo Neves, eleito indiretamente pelo Congresso em 1985, morreu antes de assumir e foi substituído por seu vice-presidente, José Sarney.

Fernando Collor de Mello renunciou após um escândalo de corrupção. O seu vice-presidente Itamar Franco assumiu o cargo de 1992 até 1994.

Agora, a Presidente brasileira corre o risco de ser destituída pelo Parlamento no segundo mandato, acusada de cometer irregularidades na apresentação das contas públicas, sendo a terceira governante a responder perante um processo de impeachment (destituição) no Brasil.

Antes dela, Getúlio Vargas, conseguiu barrar um processo de impedimento na Câmara dos Deputados em 1954. Já Fernando Collor de Mello renunciou dias antes do fim do processo contra ele em 1992.

Na sua história, a democracia brasileira foi marcada por doze estados de sítio (suspensão das garantias constitucionais), 17 eventos institucionais (que permitem que o Governo viole a Constituição) e seis dissoluções forçadas do Congresso.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.