sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Dilma Rousseff, 9ª Presidente do Brasil afastada do cargo

A Presidente Dilma Rousseff, que viu hoje o seu mandato suspenso após uma votação no Senado, é a 9ª Presidente brasileira a ser afastada do cargo antes do final do mandato. O Senado aprovou a continuação do processo de destituição com 55 votos a favor e 22 contra.

© STRINGER Brazil / Reuters

Em 126 anos de regime republicano no Brasil, a interrupção de mandatos tem sido uma exceção. Ao longo da história, 42 pessoas chefiaram à República brasileira, entre nomeados, eleitos, interinos e elementos do regime militar.

Deste total, 19 alcançaram o poder através de eleições, mas apenas 12 terminaram os mandatos, incluindo nesta contagem a primeira Presidência de Dilma Rousseff.

Embora o país tenha recuperado sua democracia em 1985, somente dois dos sete presidentes que governaram posteriormente - Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva - completaram os respetivos mandatos que conquistaram nas urnas sem grandes ameaças.

Tancredo Neves, eleito indiretamente pelo Congresso em 1985, morreu antes de assumir e foi substituído por seu vice-presidente, José Sarney.

Fernando Collor de Mello renunciou após um escândalo de corrupção. O seu vice-presidente Itamar Franco assumiu o cargo de 1992 até 1994.

Agora, a Presidente brasileira corre o risco de ser destituída pelo Parlamento no segundo mandato, acusada de cometer irregularidades na apresentação das contas públicas, sendo a terceira governante a responder perante um processo de impeachment (destituição) no Brasil.

Antes dela, Getúlio Vargas, conseguiu barrar um processo de impedimento na Câmara dos Deputados em 1954. Já Fernando Collor de Mello renunciou dias antes do fim do processo contra ele em 1992.

Na sua história, a democracia brasileira foi marcada por doze estados de sítio (suspensão das garantias constitucionais), 17 eventos institucionais (que permitem que o Governo viole a Constituição) e seis dissoluções forçadas do Congresso.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.