sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Presidente interino brasileiro quer melhorar gastos públicos e atrair investimento privado

Michel Temer afirmou hoje, no seu primeiro discurso como presidente interino do Brasil, que quer melhorar os gastos públicos e o ambiente para atrair investidores de forma a travar a recessão e o desemprego.

Antonio Lacerda

Após dar posse a 22 ministros, Michel Temer referiu que é preciso "estancar o processo de queda livre da atividade económica", "melhorar o ambiente para o setor privado" e "dar eficiência aos gastos públicos".

Michel Temer é, desde hoje, presidente interino do Brasil depois de Dilma Rousseff ser afastada temporariamente pelo Senado (câmara alta) por um prazo máximo de 180 dias, por suspeitas de irregularidades orçamentais, como despesas não autorizadas.

Durante este período, o Senado irá julgar Dilma Rousseff num processo presidido por um juiz do Supremo Tribunal de Justiça mas a chefe de Estado só será afastada definitivamente se for condenada por uma maioria de dois terços dos eleitos naquele órgão.

Lusa

  • Michel Temer na Presidência do Brasil por seis meses
    2:43

    Crise no Brasil

    O Brasil tem um novo Presidente: Michel Temer. Com o afastamento de Dilma Rousseff o vice assume o cargo interinamente, até à condenação ou absolvição da chefe de Estado. A liderar o PMDB, o Presidente interino é visto como um político astuto e experiente, que também está nomeado em esquemas de corrupção. Tem 75 anos e não se pode candidatar a eleições nos próximos oito anos. Com algumas manobras orçamentais, muitos temem que o novo Presidente abandone as políticas sociais.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.