sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Supremo Tribunal do Brasil autoriza investigação por corrupção de líder da oposição

O Supremo Tribunal do Brasil autorizou uma investigação ao principal líder da oposição, o senador Aécio Neves, por alegada responsabilidade nos desvios na petrolífera estatal Petrobras, disseram hoje fontes oficiais.

Senador Aécio Neves, principal líder da oposição.

Senador Aécio Neves, principal líder da oposição.

© Ueslei Marcelino / Reuters

O pedido de investigação de Neves foi apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e aceite pelo juiz Gilmar Mendes, de acordo com informações do processo divulgadas pelo tribunal.

O caso surge na sequência da denúncia pelo senador Delcídio do Amaral, antigo porta-voz do Governo no Senado, detido em dezembro passado, no âmbito da investigação do escândalo de corrupção na Petrobras, conhecida como Lava Jato.

Delcídio do Amaral chegou a acordo com o Ministério Público para colaborar na investigação e conseguir uma redução na sua pena, em troca de denúncias dos cúmplices.

Em relação a Aécio Neves, candidato derrotado pela Presidente brasileira, Dilma Rousseff, na segunda volta das presidenciais de 2014, o Ministério Público quer saber se recebeu dinheiro desviado da empresa estatal Furnas Centrales Elétricas, como afirmou Delcídio do Amaral.

Nas 255 páginas de declarações do ex-porta-voz do Governo surgem implicadas dezenas de políticos no poder e na oposição, mediante a apresentação de provas como as suas agendas oficiais, listas de chamadas telefónicas e passagens aéreas usadas pelo senador.

Na lista de autoridades citadas pelo senador constam Rousseff, o antecessor Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-Presidente, Michel Temer, que poderá assumir hoje interinamente a chefia do Estado se o Senado brasileiro aprovar o processo de destituição contra a atual Presidente.

Lusa

  • Maioria dos senadores anuncia voto a favor da destituição de Dilma

    Crise no Brasil

    Um total de 51 senadores brasileiros anunciaram já que vão votar a favor do 'impeachment' (destituição) da Presidente Dilma Rousseff, número suficiente para a afastar do cargo. Depois de mais de 17 horas de debate, o presidente do Senado encerrou a fase de alegações finais no processo de votação de admissibilidade do impeachment. Depois das intervenções, tem lugar a votação final, que não terá direito a declarações.

  • Vale tudo no protesto contra o impeachment

    Crise no Brasil

    Por todo o Brasil há protestos contra e a favor da destituição de Dilma Rousseff. Este homem, conta a imprensa brasileira, está contra o afastamento da Presidente do país e decidiu mostrá-lo, no calor da noite brasileira. Aconteceu na esplanada dos ministérios na capital do país. A fotografia que, por esta altura, corre mundo via Twitter está a ser alvo de piadas e trocadilhos.

  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.