sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Novo governo brasileiro anuncia corte de 4 mil postos de trabalho até final de 2016

O Governo do Presidente da República interino, Michel Temer, vai extinguir 4 mil postos de trabalho no Brasil até ao fim do ano, anunciou hoje o ministro do Planeamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá.

© Ueslei Marcelino / Reuters

"[O corte] não resolve a questão do gasto público e da meta de défice fiscal, mas é um posicionamento que o Governo toma para dar exemplo à sociedade", disse.

Segundo Romero Jucá, os métodos de contratação dos funcionários que não entram por via de concurso público vão também ser revistos para reduzir e simplificar as regras.

O Governo, porém, não deu uma estimativa de quanto irá economizar com a medida.

De acordo com Romero Jucá, a economia gerada pelo corte "será anunciada no momento certo, já que existem cargos diferentes, com valores diferentes, situações diferentes".

Uma das maiores críticas feitas à Presidente Dilma Rousseff, afastada do cargo na quinta-feira, pelo Senado (câmara alta) por um prazo máximo 180 dias, era justamente a dimensão do universo de funcionários públicos.

Hoje o Brasil tem um défice primário no orçamento de pelo menos 96,7 mil milhões de reais (24,2 mil milhões de euros).

Apesar de anunciar o corte de cargos, Romero Jucá frisou que o governo interino honrará os projetos de aumentos salariais que já foram enviados ao Congresso.

O novo titular da pasta do Planeamento, Desenvolvimento e Gestão faz parte de um grupo de 23 ministros que tomaram posse após a nomeação de Michel Temer como Presidente interino do Brasil no lugar de Dilma Rousseff.

A chefe de Estado brasileira foi afastada temporariamente pelo Congresso, acusada de cometer irregularidades orçamentais e realizar despesas não autorizadas.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.