sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Novo ministro da Educação e Cultura brasileiro recebido com vaias e cartazes

O novo ministro da Educação e Cultura do Brasil, Mendonça Filho, foi hoje alvo de protestos ao apresentar-se aos funcionários públicos da sua área de trabalho, em Brasília, ouvindo gritos como "fora, golpista" e "cultura sim, golpe não".

© Ueslei Marcelino / Reuters

O presidente interino, Michel Temer, deu na quinta-feira posse ao seu governo, na sequência da aprovação no Senado do pedido de destituição de Dilma Rousseff da chefia do Estado, que tem afirmado ser vítima de um golpe da oposição.

Uma das medidas tomadas pelo até agora vice-presidente foi fundir as pastas da Educação e da Cultura.

Os funcionários empunhavam cartazes com frases como "vaza Mendonça", "cultura sim, golpe não" e "não reconhecemos governo golpista".

Aos gritos, diziam "cultura somos nós, nossa força e nossa voz", impedindo o governante de falar.

Dilma Rousseff irá agora a julgamento por um período que não poderá exceder os 180 dias e ainda terá hipótese de voltar ao cargo, se o Senado assim o decidir.

Para condenar Dilma Rousseff, será necessária uma maioria de dois terços dos eleitos na câmara alta.

Lusa

  • Barco naufraga no Brasil, pelo menos sete mortos

    Mundo

    Uma embarcação com cerca de 70 pessoas a bordo naufragou na terça-feira no rio Xingú, no estado brasileiro do Pará. Pelo menos 25 pessoas foram resgatadas com vida, há sete mortos confirmados.

    Em atualização

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13
  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19