sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Novo ministro da Educação e Cultura brasileiro recebido com vaias e cartazes

O novo ministro da Educação e Cultura do Brasil, Mendonça Filho, foi hoje alvo de protestos ao apresentar-se aos funcionários públicos da sua área de trabalho, em Brasília, ouvindo gritos como "fora, golpista" e "cultura sim, golpe não".

© Ueslei Marcelino / Reuters

O presidente interino, Michel Temer, deu na quinta-feira posse ao seu governo, na sequência da aprovação no Senado do pedido de destituição de Dilma Rousseff da chefia do Estado, que tem afirmado ser vítima de um golpe da oposição.

Uma das medidas tomadas pelo até agora vice-presidente foi fundir as pastas da Educação e da Cultura.

Os funcionários empunhavam cartazes com frases como "vaza Mendonça", "cultura sim, golpe não" e "não reconhecemos governo golpista".

Aos gritos, diziam "cultura somos nós, nossa força e nossa voz", impedindo o governante de falar.

Dilma Rousseff irá agora a julgamento por um período que não poderá exceder os 180 dias e ainda terá hipótese de voltar ao cargo, se o Senado assim o decidir.

Para condenar Dilma Rousseff, será necessária uma maioria de dois terços dos eleitos na câmara alta.

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Donald Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por um avalanche em Itália
    1:44
  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.