sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Economista Sílvia Bastos é a primeira mulher do governo de Michel Temer

A economista Maria Sílvia Bastos Marques vai ser a nova presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES). Foi secretária das Finanças da Prefeitura do Rio de Janeiro e é a primeira mulher do novo Governo depois do Presidente Michel Temer ter anunciado uma equipa totalmente masculina. A ausência de mulheres no Governo de Temer tinha sido alvo de críticas de Dilma Rousseff nos últimos dias.

© Sergio Moraes / Reuters

Maria Sílvia Bastos tem experiência no setor público e privado. Entre os cargos que exerceu destacam-se a presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e as passagens pela Petrobras e pelo próprio BNDES, onde trabalhou nos anos 90. Recentemente, foi assessora especial dos Jogos Olímpicos na Prefeitura do Rio de Janeiro, cargo que deixou no início de maio.

Será a primeira mulher a chefiar a instituição, que tem, entre as funções, o financiamento das grandes obras e projetos do Brasil. Vai assumir o lugar de Luciano Coutinho, que desempenhava funções desde 2007, indicado pelo antigo presidente Lula da Silva.

Segundo a Globo, além do nome da nova presidente do BNDES, outros presidentes de bancos oficiais devem ser anunciados ainda esta semana.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.