sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Economista Sílvia Bastos é a primeira mulher do governo de Michel Temer

A economista Maria Sílvia Bastos Marques vai ser a nova presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES). Foi secretária das Finanças da Prefeitura do Rio de Janeiro e é a primeira mulher do novo Governo depois do Presidente Michel Temer ter anunciado uma equipa totalmente masculina. A ausência de mulheres no Governo de Temer tinha sido alvo de críticas de Dilma Rousseff nos últimos dias.

© Sergio Moraes / Reuters

Maria Sílvia Bastos tem experiência no setor público e privado. Entre os cargos que exerceu destacam-se a presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e as passagens pela Petrobras e pelo próprio BNDES, onde trabalhou nos anos 90. Recentemente, foi assessora especial dos Jogos Olímpicos na Prefeitura do Rio de Janeiro, cargo que deixou no início de maio.

Será a primeira mulher a chefiar a instituição, que tem, entre as funções, o financiamento das grandes obras e projetos do Brasil. Vai assumir o lugar de Luciano Coutinho, que desempenhava funções desde 2007, indicado pelo antigo presidente Lula da Silva.

Segundo a Globo, além do nome da nova presidente do BNDES, outros presidentes de bancos oficiais devem ser anunciados ainda esta semana.

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07