sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Lula da Silva diz que se arrepende dos casos de corrupção

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, afirmou hoje que se arrepende dos casos de corrupção e classificou de "imoral" o julgamento político feito à presidente Dilma Rousseff, que tem o mandato suspenso.

© Paulo Whitaker / Reuters

Numa entrevista ao programa "Informe Semanal" da Televisão Espanhola (TVE), Lula da Silva lamentou a perda de popularidade do Partido dos Trabalhadores (PT), de Dilma Rousseff e de ele próprio, além de não descartar a possibilidade de voltar a candidatar-se à presidência brasileira.

"Quando terminei o meu mandato, nem a oposição falava mal de mim. O legado da relação entre o Governo e a sociedade é o que mais me orgulha. Há gente que me odeia porque os pobres começaram a viajar de avião, a comprar carros", disse o ex-presidente brasileiro.

Lula da Silva manifestou-se também arrependido dos casos de corrupção, sublinhando que "as denúncias de corrupção contra o PT mancham muito o partido".

"Há uma disposição para criminalizar o PT. O povo brasileiro sabe que nem tudo o que diz a imprensa é verdade", referiu, adiantando que a democracia brasileira "foi ferida de morte".

Lula da Silva sublinhou que o "impeachment" está na Constituição, mas foi imoral aplicá-lo à presidente Dilma Rousseff, com o mandato suspenso por 180 dias.

Sobre o seu futuro e a possibilidade em recandidatar-se à presidência brasileira, Lula da Silva disse que tal poderá acontecer se passar a existir uma política "capaz de destruir tudo" o que o seu Governo fez pela inclusão social.

Na entrevista à TVE, o presidente manifestou-se ainda preocupado com a situação na Venezuela e destacou a relação "muito estreita" que teve com Hugo Chávez.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.