sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Greve de guardas prisionais brasileiros termina em rebeliões e 14 mortos

Rebeliões ocorridas durante o fim de semana em prisões da região do Ceará, no nordeste brasileiro, na sequência de uma greve de agentes de segurança prisional, provocaram 14 mortos entre os detidos.

Andre Penner

De acordo com um comunicado da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará divulgado hoje, entre as 14 vítimas, "seis pessoas não foram identificadas", aguardando-se os resultados dos exames da Perícia Forense para tal.

"Uma operação de policiais e agentes penitenciários identificou um túnel na unidade Agente Luciano Andrade Lima. Não há confirmação de fugas", lê-se ainda no texto.

A Secretaria adiantou que durante o dia de hoje não houve nenhum registo de conflitos e que ainda estão sendo avaliados os danos.

Ainda hoje serão iniciadas as reparações numa das unidades prisionais danificadas, informou a mesma entidade.

No domingo, lê-se na nota, foi solicitado o apoio da Força Nacional de Segurança, "no sentido de garantir a estabilidade nos presídios, especialmente durante a recuperação das instalações, que foram destruídas por conta das rebeliões".

"Não houve interrupção no fornecimento de água nem comida. Assistentes sociais estão na entrada dos complexos oferecendo apoio aos familiares", conforme informações da mesma fonte.

Segundo o portal de Internet G1, como as visitas às prisões foram suspensas, familiares dos detidos realizaram protestos, queimaram pneus e bloquearam estradas.

A greve terminou no sábado, depois de os agentes terem decidido aceitar a proposta de reajuste na Gratificação por Atividades e Riscos, de 60%, para 100%.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.