sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Greve de guardas prisionais brasileiros termina em rebeliões e 14 mortos

Rebeliões ocorridas durante o fim de semana em prisões da região do Ceará, no nordeste brasileiro, na sequência de uma greve de agentes de segurança prisional, provocaram 14 mortos entre os detidos.

Andre Penner

De acordo com um comunicado da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará divulgado hoje, entre as 14 vítimas, "seis pessoas não foram identificadas", aguardando-se os resultados dos exames da Perícia Forense para tal.

"Uma operação de policiais e agentes penitenciários identificou um túnel na unidade Agente Luciano Andrade Lima. Não há confirmação de fugas", lê-se ainda no texto.

A Secretaria adiantou que durante o dia de hoje não houve nenhum registo de conflitos e que ainda estão sendo avaliados os danos.

Ainda hoje serão iniciadas as reparações numa das unidades prisionais danificadas, informou a mesma entidade.

No domingo, lê-se na nota, foi solicitado o apoio da Força Nacional de Segurança, "no sentido de garantir a estabilidade nos presídios, especialmente durante a recuperação das instalações, que foram destruídas por conta das rebeliões".

"Não houve interrupção no fornecimento de água nem comida. Assistentes sociais estão na entrada dos complexos oferecendo apoio aos familiares", conforme informações da mesma fonte.

Segundo o portal de Internet G1, como as visitas às prisões foram suspensas, familiares dos detidos realizaram protestos, queimaram pneus e bloquearam estradas.

A greve terminou no sábado, depois de os agentes terem decidido aceitar a proposta de reajuste na Gratificação por Atividades e Riscos, de 60%, para 100%.

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal está em Leiria
    1:13
  • Segunda vaga de incêndios queimou 28 mil hectares
    1:09

    País

    A segunda vaga de fogos que assolou o país queimou 28 mil hectares do território nacional, em apenas cinco dias. Segundo o Sistema Europeu de Incêndios, a área ardida equivale a quase três concelhos de Lisboa.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26