sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Senador brasileiro Aécio Neves citado como beneficiário de esquemas de corrupção

Conversas do ministro do Planejamento do Brasil, Romero Jucá, com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, divulgadas hoje pela imprensa brasileira, citam o senador Aécio Neves como dos possíveis políticos envolvidos em desvios de corrupção na Petrobras.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Sérgio Machado teria dito a Romero Jucá em conversas que foram secretamente gravadas que "o primeiro político do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) a ser comido na Lava Jato vai ser o Aécio Neves".

O ex-presidente da Transpetro acrescentou que "O Aécio não tem condição, a gente sabe disso, porra. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB...".

Aécio Neves já havia sido citado como um suposto beneficiário de esquemas de corrupção na delação premiada (acordo de colaboração com a Justiça em troca de redução da pena) do ex-senador Delcídio do Amaral, firmado no âmbito das investigações da Lava Jato.

Na ocasião, Delcídio do Amaral disse que o senador do PSDB teria beneficiado de suborno proveniente da hidroelétrica de Furnas.

Nesta gravação secreta divulgada hoje pela imprensa brasileira, o ex-presidente da Transpetro também lembrou Romero Jucá de supostas manobras que eles teriam feito juntos para eleger Aécio Neves para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados (câmara baixa parlamentar), entre 2001 e 2002.

Atualmente senador e presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Aécio Neves é um dos críticos mais duros do Governo de Dilma Rousseff, a Presidente com mandato suspenso.

Aécio Neves foi o adversário derrotado por Dilma Rousseff na segunda volta das últimas eleições presidenciais de 2014, e apoia publicamente o afastamento definitivo da chefe de Estado do cargo.

Dilma Rousseff foi temporariamente afastada pelo Senado (câmara alta) por um prazo máximo 180 dias, por suspeitas de irregularidades orçamentais, com despesas não autorizadas.

Durante este período, o Senado irá julgar Dilma Rousseff num processo presidido por um juiz do Supremo Tribunal de Justiça mas a chefe de Estado só será afastada definitivamente se for condenada por uma maioria de dois terços dos eleitos naquele órgão.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC