sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Filho de Lula da Silva terá recebido ilegalmente 2,5M€

Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, terá recebido 10 milhões de reais (2,5 milhões de euros) de um esquema de corrupção, noticiou hoje o jornal O Estado de S. Paulo.

© Paulo Whitaker / Reuters

Os investigadores da Operação Zelotes, que apura denúncias sobre a venda de medidas provisórias nos governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff, teriam descoberto que uma empresa de Luís Cláudio recebeu dinheiro de uma das companhias beneficiadas do esquema de forma suspeita.

A reportagem informa que o dinheiro foi descoberto pelas autoridades policiais após a quebra do sigilo bancário do Luís Cláudio e da empresa da qual ele é sócio, a LFT Marketing Esportivo.

A suspeita é que o ex-Presidente teria indicado empresas para contratar a firma do filho e assim branquear capitais pagos como suborno em troca das medidas provisórias.

A defesa do ex-Presidente brasileiro enviou uma nota à Lusa rebatendo as acusações e afirmou que Luís Cláudio não recebeu os valores indicados pelo jornal.

Segundo os advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins, a divulgação da reportagem configura mesmo um "crime contra a administração da Justiça".

"A empresa atua na organização do principal campeonato de futebol americano no país e, para tanto, aufere receitas através de patrocínio e venda de ingressos, como qualquer outra do setor. E foi para esta atividade canalizadas as verbas de patrocínio obtidas na legalidade", concluiu a defesa.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC