sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Filho de Lula da Silva terá recebido ilegalmente 2,5M€

Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, terá recebido 10 milhões de reais (2,5 milhões de euros) de um esquema de corrupção, noticiou hoje o jornal O Estado de S. Paulo.

© Paulo Whitaker / Reuters

Os investigadores da Operação Zelotes, que apura denúncias sobre a venda de medidas provisórias nos governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff, teriam descoberto que uma empresa de Luís Cláudio recebeu dinheiro de uma das companhias beneficiadas do esquema de forma suspeita.

A reportagem informa que o dinheiro foi descoberto pelas autoridades policiais após a quebra do sigilo bancário do Luís Cláudio e da empresa da qual ele é sócio, a LFT Marketing Esportivo.

A suspeita é que o ex-Presidente teria indicado empresas para contratar a firma do filho e assim branquear capitais pagos como suborno em troca das medidas provisórias.

A defesa do ex-Presidente brasileiro enviou uma nota à Lusa rebatendo as acusações e afirmou que Luís Cláudio não recebeu os valores indicados pelo jornal.

Segundo os advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins, a divulgação da reportagem configura mesmo um "crime contra a administração da Justiça".

"A empresa atua na organização do principal campeonato de futebol americano no país e, para tanto, aufere receitas através de patrocínio e venda de ingressos, como qualquer outra do setor. E foi para esta atividade canalizadas as verbas de patrocínio obtidas na legalidade", concluiu a defesa.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.