sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Deputados brasileiros aprovam aumentos salariais para funcionários públicos

A Câmara dos Deputados do Brasil (câmara baixa parlamentar) aprovou hoje aumentos salariais para funcionários públicos que terão um impacto milionário no orçamento do Estado, apesar da séria crise económica que o país atravessa.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Segundo contas preliminares, o aumento dos salários de membros do Executivo, Judiciário, Legislativo e do Ministério Público elevará os gastos do governo federal brasileiro em mais de 50 mil milhões e reais (12,4 mil milhões de euros) até 2019.

Em resposta à polémica criada pela aprovação dos aumentos, o Ministério do Planejamento afirmou num comunicado divulgado na sua página na Internet que são resultado de negociações que duraram cerca de oito meses e que terminaram na assinatura de 32 termos de acordo com estruturas sindicais.

"Para todos os projetos, já haviam sido assegurados, na Lei Orçamentária Anual de 2016 [que regula os gastos do Governo], os recursos necessários, por este motivo, o reajuste não causará impacto adicional no orçamento deste ano. Os acordos estabelecem, para 2016, reajuste de 5,5% a partir de agosto. O impacto no exercício será de 4,23 mil milhões de reais", diz o comunicado.

Os aumentos salariais têm ainda de ser votados no Senado (Câmara alta parlamentar) e se aprovados ainda precisarão ter a sanção do Presidente interino, Michel Temer.

Os deputados também aprovaram hoje uma proposta de emenda à Constituição que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até o final de 2023.

A DRU dá ao Governo federal o direito de usar sem restrição receitas obtidas com impostos e contribuições antes alocados a áreas específicas.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.