sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Deputados brasileiros aprovam aumentos salariais para funcionários públicos

A Câmara dos Deputados do Brasil (câmara baixa parlamentar) aprovou hoje aumentos salariais para funcionários públicos que terão um impacto milionário no orçamento do Estado, apesar da séria crise económica que o país atravessa.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Segundo contas preliminares, o aumento dos salários de membros do Executivo, Judiciário, Legislativo e do Ministério Público elevará os gastos do governo federal brasileiro em mais de 50 mil milhões e reais (12,4 mil milhões de euros) até 2019.

Em resposta à polémica criada pela aprovação dos aumentos, o Ministério do Planejamento afirmou num comunicado divulgado na sua página na Internet que são resultado de negociações que duraram cerca de oito meses e que terminaram na assinatura de 32 termos de acordo com estruturas sindicais.

"Para todos os projetos, já haviam sido assegurados, na Lei Orçamentária Anual de 2016 [que regula os gastos do Governo], os recursos necessários, por este motivo, o reajuste não causará impacto adicional no orçamento deste ano. Os acordos estabelecem, para 2016, reajuste de 5,5% a partir de agosto. O impacto no exercício será de 4,23 mil milhões de reais", diz o comunicado.

Os aumentos salariais têm ainda de ser votados no Senado (Câmara alta parlamentar) e se aprovados ainda precisarão ter a sanção do Presidente interino, Michel Temer.

Os deputados também aprovaram hoje uma proposta de emenda à Constituição que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até o final de 2023.

A DRU dá ao Governo federal o direito de usar sem restrição receitas obtidas com impostos e contribuições antes alocados a áreas específicas.

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.