sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Supremo brasileiro autoriza abertura de novo inquérito para investigar Aécio Neves

O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil determinou na segunda-feira a abertura de um novo inquérito para investigar Aécio Neves, presidente do Partido da Social Democracia Brasileiro (PSDB) e candidato derrotado na segunda volta das presidenciais de 2014.

© Adriano Machado / Reuters

Com a decisão, decidida pelo juiz Gilmar Mendes na sequência de um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também será investigado o ex-deputado e atual presidente da Câmara do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o ex-governador de Minas Gerais Clésio Andrade.

O objetivo é apurar se os três manipularam dados do Banco Rural obtidos por uma comissão parlamentar de inquérito que funcionou entre 2005 e 2006 e investigou o "Mensalão", esquema em que membros do Partido dos Trabalhadores (PT), do ex-Presidente Lula da Silva e da Presidente com mandato suspenso Dilma Rousseff, pagavam a parlamentares para aprovarem os seus projetos de lei.

O pedido de investigação foi feito com base na delação (prestação de informação em troca de redução de pena) do ex-senador Delcídio Amaral, na altura presidente da comissão de inquérito, segundo o qual foram requisitados dados do Banco Rural e Aécio Neves atrasou o seu envio para apagar informações comprometedoras.

Na sua decisão, citada pela imprensa, Gilmar Mendes destacou que o crime de falsificação de documentos já estaria prescrito porque ocorreu há oito anos. No entanto, o magistrado adiantou que a Procuradoria avalia que outras imputações penais seriam possíveis e precisam de ser apuradas, como lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e crime contra administração pública.

Noutro inquérito aberto contra Aécio Neves existem suspeitas de o ex-candidato presidencial ter recebido dinheiro desviado da empresa Furnas, também com base na delação de Delcídio Amaral.

Numa nota, a assessoria de Aécio Neves informou que o dirigente do PSDB "renova a sua absoluta convicção de que os esclarecimentos a serem prestados demonstrarão, de forma definitiva, a improcedência e o absurdo de mais essa citação feita ao seu nome pelo ex-senador Delcídio".

O senador, segundo a assessoria, "jamais interferiu ou influenciou nos trabalhos de qualquer comissão parlamentar de inquérito" e "as investigações isentas e céleres serão o melhor caminho para que isso fique, de uma vez por todas, esclarecido".

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.