sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

PGR pede que investigação contra Lula passe para juiz da Lava Jato

O procurador-geral da República do Brasil pediu na sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) para enviar ao juiz Sérgio Moro uma investigação relativa à suposta participação do ex-Presidente Lula da Silva em esquemas de corrupção.

© Nacho Doce / Reuters

Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, conduz a operação Lava Jato, que apura desvios milionários de dinheiro da petrolífera estatal brasileira Petrobras.

O juiz, considerado muito severo, desperta temor entre os políticos brasileiros, por já ter condenado dezenas de pessoas, incluindo empresários poderosos, envolvidos nos casos de corrupção da petrolífera.

A acusação contra Lula da Silva que pode ser transferida do STF para o juiz do Paraná baseia-se em declarações do ex-senador Delcídio do Amaral, que disse, num depoimento, que o ex-Presidente tentou evitar que um delator colaborasse com a Operação Lava Jato.

O procurador-geral, Rodrigo Janot, também pediu que investigações contra o próprio Delcídio Amaral sejam remetidas para Moro, já que o ex-senador perdeu o foro privilegiado (prerrogativa constitucional do Brasil que diz que os parlamentares só podem ser julgados e investigados pelo STF).

Esta é a primeira vez que a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicita que um inquérito contra o ex-Presidente passe para as mãos de Sérgio Moro.

As outras investigações da Lava Jato contra Lula da Silva, que envolvem a suposta posse de uma quinta na cidade de Atibaia e de um apartamento de luxo no Guarujá, propriedades que o Ministério Público diz que são do ex-Presidente, mas que estão em nome de outras pessoas, continuam a ser analisadas no STF.

Em comunicado divulgado em sua página na internet, o Instituto Lula alegou que "o ex-Presidente já esclareceu ao Ministério Público, em depoimento no dia 7 de abril, que são falsas as afirmações do réu confesso Delcídio Amaral".

"E já respondeu a essa falsa denúncia, perante o Supremo Tribunal Federal, no dia 27 de maio", acrescenta.

A nota aponta, ainda, "a repetição dessa notícia, velha, requentada, no momento em que o Governo golpista de Michel Temer [Presidente interino] é repudiado pela população brasileira".

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.