sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Lula da Silva recorre para manter investigação no Supremo

O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva recorreu hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) do país para manter o seu processo naquela entidade, depois de ter sido determinado o envio das investigações para o juiz Sérgio Moro.

© Stringer . / Reuters

Na petição, os advogados pedem que o magistrado Teori Zavascki ou o plenário do STF revejam a decisão que enviou as investigações sobre o ex-Presidente para o juiz responsável pela Operação Lava Jato em primeira instância em Curitiba, no estado do Paraná.

Entre as investigações em curso está o apuramento sobre se Lula da Silva é ou não dono de uma quinta em Atibaia e outra sobre um apartamento no Guarujá, ambos imóveis que receberam remodelações financiadas por construtoras investigadas na Operação Lava Jato.

A Lava Jato investiga o maior esquema de corrupção do país, que envolve várias empresas, entre elas a estatal Petrobras, e políticos de vários partidos.

Em março, o juiz Sérgio Moro determinou a condução coercitiva (quando o investigado é levado a depor) de Lula da Silva para explicar as suspeitas envolvendo os dois casos.

Os advogados querem também que o tribunal envie para o Ministério Público Federal a decisão de Teori Zavascki que aponta ilegalidade na divulgação de escutas telefónicas envolvendo Lula da Silva, para avaliar se não cabe denúncia contra o juiz Sérgio Moro por abuso de autoridade e interceção ilegal.

Lusa

  • Cavaco apela ao voto contra a eutanásia
    1:09

    País

    A eutanásia será discutida no Parlamento na terça-feira e os deputados do PS e PSD terão liberdade de voto. O PCP e CDS já se anteciparam e garantem que vão votar contra. Cavaco Silva é outra voz crítica em relação a esta questão. O ex-Presidente da República diz que é a decisão mais grave que os deputados podem tomar e apela que nas legislativas de 2019 não se vote nos partidos que forem a favor da morte medicamente assistida.

  • Papa terá pedido a bispos que rejeitem seminaristas homossexuais
    1:15
  • Duquesa de Sussex já tem brasão

    Harry & Meghan

    O Palácio de Kensington apresentou esta sexta-feira o brasão da Duquesa de Sussex, Meghan Markle. O brasão foi criado pelo College of Arms mas teve a ajuda da duquesa para que este fosse "pessoal e representativo".

    SIC

  • Moradores de Lake Worth recebem alerta para invasão de mortos-vivos

    Mundo

    E se de repente recebesse uma mensagem que alertava que a sua cidade estava a ser atacada por mortos-vivos? Foi o que aconteceu com os moradores da cidade norte-americana de Lake Worth, que foram surpreendidos durante a madrugada por uma mensagem de emergência dos serviços estatais, que os avisava de "atividade extrema de mortos-vivos".

    SIC