sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Novo cronograma atrasa votação da destituição de Dilma Rousseff

A comissão especial do "impeachment" da Presidente Dilma Rousseff no Senado (câmara alta do Congresso brasileiro) aprovou esta quarta-feira um novo cronograma para o processo, na sequência do atraso dos trabalhos provocado pela audiência das testemunhas.

© Ueslei Marcelino / Reuters

De acordo com a nova previsão, o depoimento de Dilma Rousseff terá lugar a 6 de julho, sendo que a Presidente com mandato suspenso poderá optar por comparecer ou não na comissão.

O relatório do senador Antonio Anastasia sobre o processo deverá ser votado na comissão a 4 de agosto, uma semana mais tarde do que a previsão inicial, e, posteriormente, deverá ser votado no plenário do Senado a 9 de agosto.

Depois disso, haverá um prazo de até dez dias para marcar o julgamento final de Dilma Rousseff no plenário do Senado.

Dilma Rousseff tem o mandato suspenso desde 12 de maio, por um período de até 180 dias, durante o qual tem de ser julgada pelos senadores.

Se dois terços dos senadores (54) votarem pelo seu afastamento definitivo, o Presidente interino, Michel Temer, assumirá permanentemente a Presidência.

Caso isso não aconteça, Dilma Rousseff volta a comandar os destinos do país.

Lusa

  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas celebrações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.