sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Sondagem revela aumento de apoio a Dilma

A desaprovação do Presidente brasileiro interino, Michel Temer, e o apoio à chefe de Estado com o mandato suspenso, Dilma Rousseff, têm aumentado desde que o pedido de 'impeachment' (destituição) foi aprovado, segundo uma sondagem da consultora Ipsos.

© Adriano Machado / Reuters

Os dados divulgados hoje mostram que o índice de reprovação de Michel Temer atingiu os 70% em junho, enquanto a taxa de aprovação ficou em 19%, ambas registando uma subida de três pontos percentuais em relação a maio.

Em abril, Michel Temer, na altura como vice-presidente, contava com 24% de aprovação.

Já a reprovação à Presidente temporariamente afastada diminuiu cinco pontos percentuais, para 75%, em relação a maio, e nove pontos percentuais relativamente a abril.

A aprovação em relação a Dilma Rousseff subiu até aos 20% em junho, registando uma alta de cinco pontos percentuais.

Quanto à aprovação do governo, que mudou a 12 de maio, quando Dilma Rousseff foi temporariamente afastada, houve uma diminuição de 76%, em abril, para 43% dos entrevistados a considerarem-no mau ou péssimo.

Já a parcela dos que encaram a gestão do executivo como boa, recuou para 6% ante os 9% registados no mês anterior.

Contudo, a percentagem dos que não sabem opinar subiu de 2% em maio para 22% este mês.

"As pessoas ainda estão a sentir falta de uma agenda própria e clara do governo Temer. Só quando isso começar a ficar claro para os brasileiros é que poderá aumentar a aprovação ou reprovação ao governo", explicou Danilo Cersosimo, responsável pelo estudo.

As dúvidas em relação ao novo governo são visíveis pelo facto de por quase um terço dos entrevistados não saber ou não responder se aprova ou não as medidas do governo de Michel Temer em relação a temas centrais, como a reforma política, o orçamento, o combate à corrupção, a inflação, a violência e programas sociais.

Mesmo após a aprovação do pedido de destituição de Dilma Rousseff, ainda é grande a insatisfação em relação ao Brasil, com nove em cada dez brasileiros a verem o país no rumo errado.

A pesquisa foi realizada entre 2 e 13 de junho, com 1.200 entrevistas presenciais em 72 cidades, e a margem de erro é de três pontos percentuais.

Dilma Rousseff foi temporariamente afastada, por um período de até 180 dias, para ir a julgamento, sendo que após esse período, se a sua destituição for aprovada no Senado, será definitivamente afastada.

Se, pelo contrário, os senadores recusarem a sua destituição, Dilma Rousseff voltará à Presidência.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
    3:17
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.