sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Defesa de Lula acusa juiz de parcialidade e pede afastamento

A defesa do ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva solicitou na terça-feira o afastamento do juiz Sérgio Moro do caso judicial que o envolve por considerar que o magistrado demonstrou falta de imparcialidade.

© Adriano Machado / Reuters

Lula da Silva, presidente do Brasil entre 2003 e 2010, é suspeito de ter beneficiado da rede de corrupção em torno da empresa pública petrolífera Petrobras.

No fim de junho, Sérgio Moro reativou todos os inquéritos contra Lula da Silva na operação Lava Jato. Após receber sinal verde do Supremo Tribunal Federal, o magistrado retomou investigações que envolvem o ex-presidente em supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na compra e remodelação de imóveis, em remunerações por palestras e em doações ao Instituto Lula.

Lula da Silva "não teme ser investigado nem julgado", "quer justiça e um julgamento imparcial, simplesmente", declararam os seus advogados num comunicado citado na terça-feira pela imprensa brasileira.

Segundo os advogados, "a defesa de Lula age em defesa do Estado Democrático de Direito e dos valores a ele inerentes, como o direito ao juiz natural e imparcial e à presunção de inocência".

Para a defesa de Lula, o juiz praticou "atos arbitrários" contra o ex-Presidente como "a privação da liberdade imposta ao ex-Presidente sem qualquer previsão legal", em junho passado, "para forçá-lo a prestar depoimento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, (...) mesmo não tendo ele se recusado a atender a qualquer intimação anterior".

Outro "ato arbitrário" do juiz, segundo os advogados do ex-Presidente, foi "o levantamento do sigilo de conversas intercetadas de Lula e dos seus familiares, embora a lei imponha tal sigilo sem qualquer exceção e estabeleça que a sua inobservância configura crime, além de poder, em tese, configurar abuso de autoridade".

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.