sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Polícia Federal brasileira lança nova operação no âmbito da Lava Jato

A polícia federal brasileira iniciou esta manhã uma operação autonomizada das investigações relacionadas com o Eletrolão e a Lava Jato, a que chamou Pripyat, e cujo principal alvo se encontra detido, noticiou o jornal Folha de S. Paulo.

YouTube

A operação tem como principal visado o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear, a subsidiária nuclear da Eletrobras, que já cumpria prisão domiciliária, noticiou o jornal.

Os outros visados nesta nova operação da polícia federal brasileira são funcionários da empresa estatal e operadores financeiros que viabilizavam o pagamento de comissões ilícitas a dirigentes da energética brasileira.

O Folha de S. Paulo dá conta que foram expedidos, pelo menos, nove mandados de prisão outros tantos de condução coerciva e 26 mandados de busca e apreensão, a executar no Rio de janeiro e Rio Grande do Sul.

De acordo com fonte não identificada da Polícia Federal brasileira ao Folha, as investigações apontam para um esquema em que "um clube de empreiteiros atuava para desviar recursos da Eletronuclear, principalmente destinados às obras da [Central Nuclear de] Angra 3".

O nome desta operação, explicou ainda a polícia, é uma referência à cidade homónima da Ucrânia, que foi arrasada pelo acidente de Chernobil.

A operação Eletrolão, que investiga irregularidades na elétrica brasileira Eletrobras, é ela própria derivada da operação Lava Jato, a maior operação de corrupção que investiga o maior esquema de corrupção da história do Brasil, envolvendo várias empresas, entre elas a gigante petrolífera estatal Petrobras.

Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente da Eletronuclear entre 2015 e 1015, foi preso no âmbito da Eletrolão, sendo acusado de receber 4,5 milhões de reais (1,23 milhões de euros) em subornos.

Formado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com mestrado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), Othon foi um dos nomes mais importantes do programa nuclear brasileiro.

Lusa

  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.